Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45121
Tipo: | Resumo |
Título : | Projeto de coordenação pedagógica para escolas populares cooperativas |
Autor : | Santos, Saneva Queiroz dos Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da Andrade Neto, Manoel |
Palabras clave : | Aprendizagem cooperativa;Escolas populares cooperativas;Coordenação pedagógica |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SANTOS, Saneva Queiroz dos; SILVA, Bárbara Caroline Rodrigues da; ANDRADE NETO, Manoel. Projeto de coordenação pedagógica para escolas populares cooperativas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Havendo a necessidade de utilizar a interdisciplinaridade, o brincar como eixos norteadores das práticas pedagógicas e percebendo-se a deficiência de materiais didáticos nas Escolas Populares Cooperativas (EPC), surgiu, no primeiro período letivo do ano vigente, o projeto de Coordenação Pedagógica que visa a elaboração de material didático padronizado que priorizasse o desenvolvimento global das crianças beneficiadas pelas EPCs. Utilizando a aplicação dos cinco pilares da Aprendizagem Cooperativa (AC) e por meio de atividades que englobem temáticas envolvendo a realidade em que as crianças estão inseridas, ações lúdicas que envolvam atividades culturais que tornem o processo de aprendizagem significativo e diversos gêneros (textuais, orais, instrucionais, etc.) e músicas na exploração das temáticas propostas o projeto busca contribuir com o processo de letramento e alfabetização das crianças focando não apenas na escrita e leitura, mas dando espaço também para a oralidade como aspecto importante para a interação e o desenvolvimento da língua portuguesa. Além disso auxiliará na aplicação das atividades pelos facilitadores, pois a maioria deles não possuem formação em determinada área do conhecimento. Como avaliação utilizaremos o método de registro do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de cada criança com portfólios das atividades realizadas previamente planejadas pela Coordenação Pedagógica. Desta forma, contribuiremos para com o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças e com a formação dos facilitadores para a elaboração de um material didático dentro da metodologia da AC. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45121 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_sqsantos.pdf | 48,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.