Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Saneva Queiroz dos-
dc.contributor.authorSilva, Bárbara Caroline Rodrigues da-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-08-26T12:53:52Z-
dc.date.available2019-08-26T12:53:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Saneva Queiroz dos; SILVA, Bárbara Caroline Rodrigues da; ANDRADE NETO, Manoel. Projeto de coordenação pedagógica para escolas populares cooperativas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45121-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectEscolas populares cooperativaspt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.titleProjeto de coordenação pedagógica para escolas populares cooperativaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrHavendo a necessidade de utilizar a interdisciplinaridade, o brincar como eixos norteadores das práticas pedagógicas e percebendo-se a deficiência de materiais didáticos nas Escolas Populares Cooperativas (EPC), surgiu, no primeiro período letivo do ano vigente, o projeto de Coordenação Pedagógica que visa a elaboração de material didático padronizado que priorizasse o desenvolvimento global das crianças beneficiadas pelas EPCs. Utilizando a aplicação dos cinco pilares da Aprendizagem Cooperativa (AC) e por meio de atividades que englobem temáticas envolvendo a realidade em que as crianças estão inseridas, ações lúdicas que envolvam atividades culturais que tornem o processo de aprendizagem significativo e diversos gêneros (textuais, orais, instrucionais, etc.) e músicas na exploração das temáticas propostas o projeto busca contribuir com o processo de letramento e alfabetização das crianças focando não apenas na escrita e leitura, mas dando espaço também para a oralidade como aspecto importante para a interação e o desenvolvimento da língua portuguesa. Além disso auxiliará na aplicação das atividades pelos facilitadores, pois a maioria deles não possuem formação em determinada área do conhecimento. Como avaliação utilizaremos o método de registro do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de cada criança com portfólios das atividades realizadas previamente planejadas pela Coordenação Pedagógica. Desta forma, contribuiremos para com o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças e com a formação dos facilitadores para a elaboração de um material didático dentro da metodologia da AC.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_sqsantos.pdf48,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.