Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45121
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Saneva Queiroz dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T12:53:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T12:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Saneva Queiroz dos; SILVA, Bárbara Caroline Rodrigues da; ANDRADE NETO, Manoel. Projeto de coordenação pedagógica para escolas populares cooperativas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45121 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Escolas populares cooperativas | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.title | Projeto de coordenação pedagógica para escolas populares cooperativas | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Havendo a necessidade de utilizar a interdisciplinaridade, o brincar como eixos norteadores das práticas pedagógicas e percebendo-se a deficiência de materiais didáticos nas Escolas Populares Cooperativas (EPC), surgiu, no primeiro período letivo do ano vigente, o projeto de Coordenação Pedagógica que visa a elaboração de material didático padronizado que priorizasse o desenvolvimento global das crianças beneficiadas pelas EPCs. Utilizando a aplicação dos cinco pilares da Aprendizagem Cooperativa (AC) e por meio de atividades que englobem temáticas envolvendo a realidade em que as crianças estão inseridas, ações lúdicas que envolvam atividades culturais que tornem o processo de aprendizagem significativo e diversos gêneros (textuais, orais, instrucionais, etc.) e músicas na exploração das temáticas propostas o projeto busca contribuir com o processo de letramento e alfabetização das crianças focando não apenas na escrita e leitura, mas dando espaço também para a oralidade como aspecto importante para a interação e o desenvolvimento da língua portuguesa. Além disso auxiliará na aplicação das atividades pelos facilitadores, pois a maioria deles não possuem formação em determinada área do conhecimento. Como avaliação utilizaremos o método de registro do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de cada criança com portfólios das atividades realizadas previamente planejadas pela Coordenação Pedagógica. Desta forma, contribuiremos para com o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças e com a formação dos facilitadores para a elaboração de um material didático dentro da metodologia da AC. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_sqsantos.pdf | 48,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.