Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45116
Type: | Resumo |
Title: | Por uma vida docente voltada para a formação social e cidadã |
Authors: | Lima, Sara Castro Albino, Gutemberg Gregório Andrade Neto, Manoel |
Keywords: | Cooperação;Docência;ETMFA |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | LIMA, Sara Castro; ALBINO, Gutemberg Gregório; ANDRADE NETO, Manoel. Por uma vida docente voltada para a formação social e cidadã. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho em questão visa discorrer sobre as experiências vivenciadas por bolsistas de licenciatura durante atividades formativas, utilizando a metodologia de Aprendizagem Cooperativa. Essa experiência foi possibilitada pelo PRECE – Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, do qual fazemos parte desde março de 2016. O projeto tem por objetivo capacitar alunos das diversas áreas de licenciatura a ministrar aulas utilizando métodos que estimulem a cooperação e a solidariedade entre os discentes. Além disso, pretende estimular nos alunos da rede de educação pública, a autonomia e o protagonismo, visando não somente resultados acadêmicos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e consequentemente uma melhoria no contexto social em que as escolas estão inseridas. Após o período de instrução dos bolsistas, os mesmos farão a aplicação do projeto com alunos do Ensino Médio de escolas públicas, utilizando a técnica ETMFA (Exposição introdutória, Tarefa individual, Meta coletiva, Fechamento e Avaliação individual) sendo esta uma técnica de transição entre a metodologia tradicional e a aprendizagem cooperativa. É esperado que, durante a execução, no espaço do projeto, os 10 bolsistas vivenciem a experiência docente, bem como, os 168 estudantes tenham um espaço extraescolar de construção de conhecimentos para o ENEM e de aprendizados voltados para a formação social e cidadã. Tendo em vista os resultados esperados, é notável não só a importância do projeto, mas a importância de discutir e atualizar o modelo educacional levando sempre em consideração o tipo de pessoa que queremos formar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45116 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_sclima.pdf | 48,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.