Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45095
Type: Artigo de Evento
Title: Formação docente: reflexão sobre uso das tecnologias digitais na educação
Authors: Freitas, Munique de Souza
Oliveira, Danielle Rodrigues de
Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords: Tecnologia;Digital;Educação
Issue Date: 2016
Citation: FREITAS, Munique de Souza; OLIVEIRA, Danielle Rodrigues de; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Formação docente: reflexão sobre uso das tecnologias digitais na educação. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 233-241.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo se propõe a refletir sobre os impactos que as tecnologias digitais estão causando na educação brasileira. A nossa metodologia foi baseada na pesquisa qualitativa, tendo por inspiração o levantamento teórico e a análise de documentos oficiais recentes. Para alcançarmos o objetivo principal dessa pesquisa, primeiramente, nos baseamos no debate teórico de autores que são referências nas discussões sobre essa problemática que é tão atual, como Castell (1999), Mercado (1999), Sibila (2012), Imbernón (2009) e Ribeiro (2010). Em seguida, analisamos as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais para utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Além disso, levantamos alguns questionamentos sobre a formação docente para trabalhar com as TDIC em sala de aula, atualmente, levando em consideração que a máquina não deve ser o centro do processo, mas pode auxiliar o professor como ferramenta que facilita o aprendizado e faz parte do cotidiano da maioria dos estudantes de uma forma intensa. Nesse cenário de redefinição do papel do professor, acreditamos ser interessante refletir sobre as novas relações educacionais que estão sendo constituídas na contemporaneidade. Uma das conclusões do artigo é que a utilização das TDIC trouxe outras oportunidades de aprendizagem, no entanto mesmo que seja um recurso inovador e facilitador do acesso à informação em lugares distantes, a relação do estudante com a máquina não substitui a relação do educando com o educador. O diálogo e a afetividade são qualidades que são construídas ao longo da formação docente e isso nem mesmo a máquina mais evoluída pode reproduzir
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45095
ISSN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_msfreitas.pdf342,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.