Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45094
Tipo: Artigo de Evento
Título : Formação docente e pesquisa na EJA: percepções e desafios
Autor : Mota, Antônia Celma de Sousa
Freitas, Ana Célia Sousa
Silva, Camilla Rocha da
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos;Educação;Gestão e avaliação da educação pública
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : MOTA, Antônia Celma de Sousa; FREITAS, Ana Célia Sousa; SILVA, Camilla Rocha da. Formação docente e pesquisa na EJA: percepções e desafios. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 222-232.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo traz a visão dos pontos observados no Estágio Supervisionado da disciplina de Fundamentos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste artigo apresentamos a nossa percepção, a partir da observação realizada, sobre os desafios enfrentados cotidianamente pelos professores(as) e estudantes da EJA, durante o processo das atividades educacionais desenvolvidas pelos mesmos. Ao buscar entender e refletir sobre essas pessoas que, por um motivo ou outro tiveram que adiar seus estudos ou abandoná-los de vez, foi que sentimos a necessidade e tivemos como objetivo conhecer mais de perto as questões que implicam a EJA, na intenção de ampliar nossa visão e conhecimento a respeito da referida modalidade. Além disso, a temática nos causou certa curiosidade, no sentido de buscar conhecer os diferentes motivos que levam esses jovens e adultos a reingressarem na escola depois de tempos fora da mesma. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, pois a mesma nos auxilia na análise da realidade, nos levando mais próximo dos sujeitos investigados. Realizamos as observações nas turmas de EJA I, II e III em uma escola da rede pública de ensino de Fortaleza - CE. Além das observações, para coletar dados para a pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com membros do corpo gestor da escola, com alguns(mas) professores(as) e, também, com alguns(mas) estudantes. A realização desse trabalho nos possibilitou conhecer melhor a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos fazendo refletir sobre as observações que fizemos e os diálogos que tivemos e pudemos entender um pouco como ela acontece nos espaços educacionais da rede municipal de ensino de Fortaleza.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45094
ISSN : 2447 2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_acsmota.pdf347,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.