Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Antônia Celma de Sousa-
dc.contributor.authorFreitas, Ana Célia Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Camilla Rocha da-
dc.date.accessioned2019-08-23T19:42:14Z-
dc.date.available2019-08-23T19:42:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMOTA, Antônia Celma de Sousa; FREITAS, Ana Célia Sousa; SILVA, Camilla Rocha da. Formação docente e pesquisa na EJA: percepções e desafios. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 222-232.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45094-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão e avaliação da educação públicapt_BR
dc.titleFormação docente e pesquisa na EJA: percepções e desafiospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo traz a visão dos pontos observados no Estágio Supervisionado da disciplina de Fundamentos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste artigo apresentamos a nossa percepção, a partir da observação realizada, sobre os desafios enfrentados cotidianamente pelos professores(as) e estudantes da EJA, durante o processo das atividades educacionais desenvolvidas pelos mesmos. Ao buscar entender e refletir sobre essas pessoas que, por um motivo ou outro tiveram que adiar seus estudos ou abandoná-los de vez, foi que sentimos a necessidade e tivemos como objetivo conhecer mais de perto as questões que implicam a EJA, na intenção de ampliar nossa visão e conhecimento a respeito da referida modalidade. Além disso, a temática nos causou certa curiosidade, no sentido de buscar conhecer os diferentes motivos que levam esses jovens e adultos a reingressarem na escola depois de tempos fora da mesma. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, pois a mesma nos auxilia na análise da realidade, nos levando mais próximo dos sujeitos investigados. Realizamos as observações nas turmas de EJA I, II e III em uma escola da rede pública de ensino de Fortaleza - CE. Além das observações, para coletar dados para a pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com membros do corpo gestor da escola, com alguns(mas) professores(as) e, também, com alguns(mas) estudantes. A realização desse trabalho nos possibilitou conhecer melhor a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos fazendo refletir sobre as observações que fizemos e os diálogos que tivemos e pudemos entender um pouco como ela acontece nos espaços educacionais da rede municipal de ensino de Fortaleza.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_acsmota.pdf347,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.