Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45094
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mota, Antônia Celma de Sousa | - |
dc.contributor.author | Freitas, Ana Célia Sousa | - |
dc.contributor.author | Silva, Camilla Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T19:42:14Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T19:42:14Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Antônia Celma de Sousa; FREITAS, Ana Célia Sousa; SILVA, Camilla Rocha da. Formação docente e pesquisa na EJA: percepções e desafios. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 222-232. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45094 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão e avaliação da educação pública | pt_BR |
dc.title | Formação docente e pesquisa na EJA: percepções e desafios | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo traz a visão dos pontos observados no Estágio Supervisionado da disciplina de Fundamentos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste artigo apresentamos a nossa percepção, a partir da observação realizada, sobre os desafios enfrentados cotidianamente pelos professores(as) e estudantes da EJA, durante o processo das atividades educacionais desenvolvidas pelos mesmos. Ao buscar entender e refletir sobre essas pessoas que, por um motivo ou outro tiveram que adiar seus estudos ou abandoná-los de vez, foi que sentimos a necessidade e tivemos como objetivo conhecer mais de perto as questões que implicam a EJA, na intenção de ampliar nossa visão e conhecimento a respeito da referida modalidade. Além disso, a temática nos causou certa curiosidade, no sentido de buscar conhecer os diferentes motivos que levam esses jovens e adultos a reingressarem na escola depois de tempos fora da mesma. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, pois a mesma nos auxilia na análise da realidade, nos levando mais próximo dos sujeitos investigados. Realizamos as observações nas turmas de EJA I, II e III em uma escola da rede pública de ensino de Fortaleza - CE. Além das observações, para coletar dados para a pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com membros do corpo gestor da escola, com alguns(mas) professores(as) e, também, com alguns(mas) estudantes. A realização desse trabalho nos possibilitou conhecer melhor a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos fazendo refletir sobre as observações que fizemos e os diálogos que tivemos e pudemos entender um pouco como ela acontece nos espaços educacionais da rede municipal de ensino de Fortaleza. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_acsmota.pdf | 347,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.