Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45088
Tipo: Artigo de Evento
Título: A LDB 9.394/96 ao PNE: PIBID uma perspectiva de formação
Autor(es): Maranhão, Ana Larisse do Nascimento
Barros, Francisca Jamilia Oliveira de
Oliveira, Neidyana Silva de
Palavras-chave: Eduçação;Legislação;Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MARANHÃO, Ana Larisse do Nascimento; BARROS, Francisca Jamilia Oliveira de; OLIVEIRA, Neidyana Silva. A LDB 9.394/96 ao PNE: PIBID uma perspectiva de formação. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 114-122.
Resumo: A articulação entre teoria e prática nos cursos de formação de profissionais da educação é algo que vem sendo incentivado desde a LDB 9.394/96. Programas vêm sendo criados na tentativa de que desde o inicio de sua formação os educadores possam vivenciar o trabalho docente em contexto real. Dentre esses programas, destacase o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, que surge com o intuito não apenas de permitir experiências docentes, mas que, a partir delas os educadores possam realizar uma reflexão sobre suas próprias práticas. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve discussão sobre o papel do Pibid na formação docente a partir da articulação entre a LDB 9.394/96 e o PNE/2014. Para isso, realizamos uma revisão de literatura sobre formação docente como prática reflexiva e um estudo dos documentos legais ora mencionados. O estudo nos permitiu constatar que o Pibid é importante iniciativa no que concerne a formação docente em todas as suas etapas, tanto inicial como continuada. Consolida-se ainda, como importante instrumento para a efetivação do perfil profissional que se destaca na LDB 9.394/96 e no PNE/2014, um profissional com base teórica e prática articulada capaz de promover práticas educativas que respondam as necessidades da escola pública.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45088
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_alnmaranhao.pdf341,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.