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dc.contributor.authorMaranhão, Ana Larisse do Nascimento-
dc.contributor.authorBarros, Francisca Jamilia Oliveira de-
dc.contributor.authorOliveira, Neidyana Silva de-
dc.date.accessioned2019-08-23T19:08:03Z-
dc.date.available2019-08-23T19:08:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Ana Larisse do Nascimento; BARROS, Francisca Jamilia Oliveira de; OLIVEIRA, Neidyana Silva. A LDB 9.394/96 ao PNE: PIBID uma perspectiva de formação. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 114-122.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45088-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEduçaçãopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalpt_BR
dc.titleA LDB 9.394/96 ao PNE: PIBID uma perspectiva de formaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA articulação entre teoria e prática nos cursos de formação de profissionais da educação é algo que vem sendo incentivado desde a LDB 9.394/96. Programas vêm sendo criados na tentativa de que desde o inicio de sua formação os educadores possam vivenciar o trabalho docente em contexto real. Dentre esses programas, destacase o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, que surge com o intuito não apenas de permitir experiências docentes, mas que, a partir delas os educadores possam realizar uma reflexão sobre suas próprias práticas. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve discussão sobre o papel do Pibid na formação docente a partir da articulação entre a LDB 9.394/96 e o PNE/2014. Para isso, realizamos uma revisão de literatura sobre formação docente como prática reflexiva e um estudo dos documentos legais ora mencionados. O estudo nos permitiu constatar que o Pibid é importante iniciativa no que concerne a formação docente em todas as suas etapas, tanto inicial como continuada. Consolida-se ainda, como importante instrumento para a efetivação do perfil profissional que se destaca na LDB 9.394/96 e no PNE/2014, um profissional com base teórica e prática articulada capaz de promover práticas educativas que respondam as necessidades da escola pública.pt_BR
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