Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45039
Type: Artigo de Periódico
Title: Discentes com deficiência visual: estudo de caso com cálculo diferencial e integral adaptado
Authors: Brandão, Jorge Carvalho
Silva, Miguel Ângelo da
Magalhães, Elisângela Bezerra
Keywords: Cálculo diferencial;Deficiência visual;Adaptações
Issue Date: 2019
Publisher: Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia
Citation: BRANDÃO, Jorge Carvalho; SILVA, Miguel Ângelo da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. Discentes com deficiência visual: estudo de caso com cálculo diferencial e integral adaptado. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, v. 13, n. 45, p. 680-690, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho mostra as estratégias utilizadas em uma disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharias, a qual é equivalente ao Cálculo Diferencial e Integral com uma variável, contemplando em uma das disciplinas duas discentes com baixa visão. Como metodologia, usou-se a eclética, isto é, dependendo do conteúdo a ser abordado e das especificidades de cada discente (com necessidades educativas especiais – NEE) em determinadas situações iniciava-se apresentação de conteúdos por meio de problemas, analisando erros, intermediado pelo método Van Hiele. As avaliações passaram a ser contínuas e continuadas e o docente precisou reaprender a ensinar. Uma psicopedagoga auxiliou nas intervenções com discentes, fazendo leitura facial destes e analisando gestos e expressões e um colega matemático auxiliava ações usando WhatsApp. Como conclusões parciais, a mais significativa foi que demais discentes sem aparentemente ter NEE, e muitos sendo experientes(tendo pelo menos uma reprovação na referida disciplina), conseguiram entender a essência dos conceitos de derivação e integração.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45039
ISSN: 1987-1179
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_jcbrandao.pdf234,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.