Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorSilva, Miguel Ângelo da-
dc.contributor.authorMagalhães, Elisângela Bezerra-
dc.date.accessioned2019-08-22T19:31:45Z-
dc.date.available2019-08-22T19:31:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Jorge Carvalho; SILVA, Miguel Ângelo da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. Discentes com deficiência visual: estudo de caso com cálculo diferencial e integral adaptado. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, v. 13, n. 45, p. 680-690, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1987-1179-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45039-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherId online Revista Multidisciplinar e de Psicologiapt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectAdaptaçõespt_BR
dc.titleDiscentes com deficiência visual: estudo de caso com cálculo diferencial e integral adaptadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho mostra as estratégias utilizadas em uma disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharias, a qual é equivalente ao Cálculo Diferencial e Integral com uma variável, contemplando em uma das disciplinas duas discentes com baixa visão. Como metodologia, usou-se a eclética, isto é, dependendo do conteúdo a ser abordado e das especificidades de cada discente (com necessidades educativas especiais – NEE) em determinadas situações iniciava-se apresentação de conteúdos por meio de problemas, analisando erros, intermediado pelo método Van Hiele. As avaliações passaram a ser contínuas e continuadas e o docente precisou reaprender a ensinar. Uma psicopedagoga auxiliou nas intervenções com discentes, fazendo leitura facial destes e analisando gestos e expressões e um colega matemático auxiliava ações usando WhatsApp. Como conclusões parciais, a mais significativa foi que demais discentes sem aparentemente ter NEE, e muitos sendo experientes(tendo pelo menos uma reprovação na referida disciplina), conseguiram entender a essência dos conceitos de derivação e integração.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jcbrandao.pdf234,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.