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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45039
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Brandão, Jorge Carvalho | - |
dc.contributor.author | Silva, Miguel Ângelo da | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Elisângela Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T19:31:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T19:31:45Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Jorge Carvalho; SILVA, Miguel Ângelo da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. Discentes com deficiência visual: estudo de caso com cálculo diferencial e integral adaptado. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, v. 13, n. 45, p. 680-690, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1987-1179 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45039 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Adaptações | pt_BR |
dc.title | Discentes com deficiência visual: estudo de caso com cálculo diferencial e integral adaptado | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho mostra as estratégias utilizadas em uma disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharias, a qual é equivalente ao Cálculo Diferencial e Integral com uma variável, contemplando em uma das disciplinas duas discentes com baixa visão. Como metodologia, usou-se a eclética, isto é, dependendo do conteúdo a ser abordado e das especificidades de cada discente (com necessidades educativas especiais – NEE) em determinadas situações iniciava-se apresentação de conteúdos por meio de problemas, analisando erros, intermediado pelo método Van Hiele. As avaliações passaram a ser contínuas e continuadas e o docente precisou reaprender a ensinar. Uma psicopedagoga auxiliou nas intervenções com discentes, fazendo leitura facial destes e analisando gestos e expressões e um colega matemático auxiliava ações usando WhatsApp. Como conclusões parciais, a mais significativa foi que demais discentes sem aparentemente ter NEE, e muitos sendo experientes(tendo pelo menos uma reprovação na referida disciplina), conseguiram entender a essência dos conceitos de derivação e integração. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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