Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45009
Type: Resumo
Title: Aprendizagem cooperativa e biologia: novas experiências de metodologia
Authors: Rocha, Marilia Silva
Andrade Neto, Manoel
Keywords: Células;Biologia;Cooperação
Issue Date: 2016
Citation: ROCHA, Marilia Silva; NETO, Manoel Andrade. Aprendizagem cooperativa e biologia: novas experiências de metodologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: O PRECE (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola) é resultado de uma parceria entre a UFC (Universidade Federal do Ceará) e a SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará), e dedica-se a incentivar a autonomia e o protagonismo estudantil dos jovens da rede pública. Atualmente, o programa desenvolve diversos projetos, como a CASA-C (Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativa). Nesse projeto, graduandos de variados cursos da UFC atuam como facilitadores das células de estudo, onde aprofundam temas relacionados à educação, baseados nos elementos principais da Aprendizagem Cooperativa, juntamente com estudantes provenientes do ensino público e que almejam ingressar na universidade, e assim, mudar positivamente suas realidades de vida. Com esse trabalho, objetiva-se aprofundar os estudos em Biologia através do estudo em células autônomas, utilizando metodologias da aprendizagem cooperativa, proporcionando aos estudantes uma nova metodologia de estudo, mais autônoma e protagonista. Os encontros serão semanais e terão duração estimada em dois meses. As células serão formadas por até cinco integrantes, incluindo o facilitador, o universitário bolsista do PRECE. Durante a vivência, a célula aprofundará os conhecimentos em Biologia e farão uso de livros disponibilizados pelo PRECE, cada membro receberá um exemplar. A partir disso, os estudantes desenvolverão suas habilidades interpessoais e intelectuais a cada encontro em grupo. Portanto, espera-se causar um impacto positivo na vida dos envolvidos, visto que o projeto pode trazer a construção de novos valores, como a interação promotora, além da oportunidade de se trabalhar com grupos heterogêneos. Assim, conclui-se que a principal importância da CASA-C é incentivar a participação dos jovens, tornando-os seres atuantes e responsáveis pela construção dos seus conhecimentos a partir das vivências em células de estudo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45009
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_msrocha.pdf48,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.