Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45006
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A EAD e as possibilidades reais para inclusão de discentes com deficiência visual |
Authors: | Magalhães, Elisângela Bezerra Brandão, Jorge Carvalho |
Keywords: | Tecnologia;Acessibilidade;Ensino à distância |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Realize Eventos Científicos e Editora |
Citation: | MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. A EAD e as possibilidades reais para inclusão de discentes com deficiência visual. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 5-7 out. 2016, Natal (RN). Anais... João Pessoa: Realize Eventos Científicos e Editora, 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Num contexto de novos modelos de educação e diante das atuais tecnologias disponíveis para o ensino de pessoas com deficiência visual e de seus relativos usos nos âmbitos educacionais, esta artigo se propõe a apresentar um relato de experiência e as adaptações das aulas da disciplina de Álgebra Linear para pessoas com deficiência visual utilizando a EAD. Nesse sentido a pesquisa favorece ao debate sobre educação à distância, os suportes tecnológicos e acesso à educação e por consequência, de cidadania da pessoa com deficiência. O artigo está dividido em introdução, caracterização do aluno com deficiência visual, a EAD e a deficiência visual, as possibilidades da EAD e alunos cegos, e percurso metodológico da pesquisa. Não obstante necessário se faz caracterizar a deficiência visual e a baixa visão e as tecnologias voltadas para essas pessoas. Nesse sentido, muitas pesquisas têm discutido sobre a importância da acessibilidade, ou seja, a inclusão do indivíduo no processo educacional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45006 |
ISSN: | 2358-8829 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_ebmagalhaes.pdf | 387,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.