Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45006
Tipo: Artigo de Evento
Título: A EAD e as possibilidades reais para inclusão de discentes com deficiência visual
Autor(es): Magalhães, Elisângela Bezerra
Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Tecnologia;Acessibilidade;Ensino à distância
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Realize Eventos Científicos e Editora
Citação: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. A EAD e as possibilidades reais para inclusão de discentes com deficiência visual. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 5-7 out. 2016, Natal (RN). Anais... João Pessoa: Realize Eventos Científicos e Editora, 2016.
Resumo: Num contexto de novos modelos de educação e diante das atuais tecnologias disponíveis para o ensino de pessoas com deficiência visual e de seus relativos usos nos âmbitos educacionais, esta artigo se propõe a apresentar um relato de experiência e as adaptações das aulas da disciplina de Álgebra Linear para pessoas com deficiência visual utilizando a EAD. Nesse sentido a pesquisa favorece ao debate sobre educação à distância, os suportes tecnológicos e acesso à educação e por consequência, de cidadania da pessoa com deficiência. O artigo está dividido em introdução, caracterização do aluno com deficiência visual, a EAD e a deficiência visual, as possibilidades da EAD e alunos cegos, e percurso metodológico da pesquisa. Não obstante necessário se faz caracterizar a deficiência visual e a baixa visão e as tecnologias voltadas para essas pessoas. Nesse sentido, muitas pesquisas têm discutido sobre a importância da acessibilidade, ou seja, a inclusão do indivíduo no processo educacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45006
ISSN: 2358-8829
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_ebmagalhaes.pdf387,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.