Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44999
Tipo: | TCC |
Título : | Propostas de ensino teórico e experimental das equações de Maxwell no ensino médio |
Autor : | Lima, Vitor Júlio Zacarias de Sousa |
Tutor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palabras clave : | Ensino de Física;Equações de Maxwell;Experimento |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | LIMA , V. J. Z. S. Propostas de ensino teórico e experimental das equações de Maxwell no ensino médio. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O eletromagnetismo é uma das teorias mais bem-sucedidas da Física. Ela é fundamental para o avanço tecnológico e para a transformação da sociedade como é conhecida na atualidade. Devido aos estudos do eletromagnetismo, foi possível criar equipamentos essenciais para a vida contemporânea, como os motores elétricos, transformadores de tensão, forno micro-ondas, antenas de transmissão de dados e, cartões magnéticos. Por esse motivo, a presente monografia tem como objetivo trazer propostas para o ensino das equações de Maxwell no ensino médio, visto que elas constituem a base teórica do eletromagnetismo e possuem diversas aplicações no cotidiano dos alunos. A proposta teórica é feita através do fornecimento de um material para auxiliar os professores no ensino dessas equações. Além disso, este trabalho apresenta uma proposta experimental com experimentos simples e de baixo custo para a verificação das principais aplicações das equações de Maxwell como forma de estimular e incentivar os estudantes através da ligação da teoria estudada com a prática vivenciada por eles. Todos os experimentos propostos foram testados e comprovados o seu funcionamento, mostrando a eficácia do trabalho. |
Abstract: | Electromagnetism is one of the most successful theories of physics. It is fundamental to technological advancement and to the transformation of society as it is known today. Due to the studies of electromagnetism, it was possible to create essential equipment for contemporary life, such as electric motors, voltage transformers, microwave ovens, data transmission antennas and magnetic cards. For this reason, the present monograph aims to bring proposals for the teaching of Maxwell's equations in high school, since they constitute the theoretical basis of electromagnetism and have several applications in students' daily lives. The theoretical proposal is made by providing a material to assist teachers in teaching these equations. In addition, the paper will present an experimental proposal with simple and low cost experiments to verify the main applications of the Maxwell equations as a way to stimulate and encourage students through the connection of the theory studied with the practice experienced by them. All the experiments proposed were tested and proved their functioning, showing the effectiveness of the work. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44999 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_vjzslima.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.