Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44994
Type: | TCC |
Title: | A fotografia artesanal como recurso didático no ensino de Física |
Authors: | Ferreira Júnior, José Luiz |
Advisor: | Dias, Nildo Loiola |
Keywords: | Ensino de Física;Fotografia artesanal;Recurso didático |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | FERREIRA JÚNIOR, J. L. A fotografia artesanal como recurso didático no ensino de Física. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A fotografia artesanal, salientada na câmera Pinhole, constitui um recurso didático valioso para o ensino, especialmente de Física. O presente trabalho busca evidenciar essa mistura de técnica e arte, que quando organizada e sistematizada, pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano educacional. No estudo das Ciências Exatas, fornecerá subsídios para trabalhar temas relacionados à Química, Matemática e naturalmente, à Física. Outrossim, garante a socialização destas ciências e permite que se relacionem com seus pares em outras áreas, inclusive nas Humanas. Em um contexto histórico onde torna se cada vez mais complexo nutrir o interesse dos alunos com aulas tradicionais, faz se necessário o uso de atividades pedagógicas que estabeleçam uma conexão entre diversas áreas, e neste tocante apresenta se a fotografia. Contudo, a fim de transformar este movimento em algo mais universal, propõe- se um retorno às práticas rústicas, originadas na antiguidade com a câmara escura, onde a participação em todos os estágios produtivos contribui para a interdisciplinaridade, promovendo uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa visa, além de elucidar, abastecer com aportes teóricos e experimentais o ensino de Óptica, para que se realize de forma mais agradável e intuitiva. Com o auxílio desta obra, a fotografia artesanal apresentar-se-á mais próxima, concedendo espaço para a colaboração de outras disciplinas, favorecendo a ressignificação de conceitos e promovendo a enculturação. |
Abstract: | Artisanal photography, emphasized in the Pinhole camera, is a valuable didactic resource for teaching, especially Physics. The present work seeks to highlight this mixture of technique and art, which, when organized and systematized, can be applied in different educational everyday situations. In the study of Exact Sciences, it will provide subsidies to work on topics related to Chemistry, Mathematics and, of course, Physics. Moreover, it guarantees the socialization of these sciences and allows them to relate to their peers in other areas, including the Humanities. In a historical context where it becomes increasingly complex to nurture students interest in traditional classes, it is necessary to use pedagogical activities that establish a connection between different areas, and in this respect the photography is presented. However, in order to transform this movement into something more universal, it is proposed a return to rustic practices, originated in antiquity with the camera obscura, where participation in all productive stages contributes to interdisciplinarity, promoting meaningful learning. This research aims, besides elucidating, to supply with theoretical and experimental contributions the teaching of Optics, so that it is realized in a more pleasant and intuitive way. With the aid of this work, artisanal photography will be closer, allowing space for the collaboration of other disciplines, favoring the re signification of concepts and promoting enculturation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44994 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_jlferreirajunior.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.