Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44940
Tipo: | Resumo |
Título : | Estratégias para reformulação do projeto pedagógico do curso de graduação de engenharia mecânica |
Autor : | Moreno, Lucas Mesquita Carvalho Fillho, Clodoaldo de Oliveira Vieira, Renan Capistrano Vieira, Israel Santana Soares Júnior, Luiz |
Palabras clave : | Projeto Pedagógico;Perfil do Egresso;Engenheiro Mecânica |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | MORENO, Lucas Mesquita; et al. Estratégias para reformulação do projeto pedagógico do curso de graduação de engenharia mecânica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | O atual Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Mecânica da UFC – Fortaleza (CEM-Fortaleza) completou 11 anos de vigência em 2016. Desde sua operacionalização, a comunidade acadêmica do curso experimentou suas qualidades e limitações. Em 2015 o Centro de Tecnologia realizou pesquisas e seminários com a participação de professores, alunos e profissionais da área de engenharia e de educação, com o objetivo de identificar as bases para uma reforma dos projetos pedagógicos. Neste contexto, este trabalho apresenta a metodologia geral adotada pelo Curso de Engenharia Mecânica para a reformulação do PPC e detalha a etapa de delineamento do perfil do egresso, a qual é a primeira etapa do processo. Para auxiliar na coleta de informações, áreas de atuação e habilidades e competências dos profissionais relacionados à Engenharia Mecânica para as próximas duas décadas, um questionário eletrônico contendo 32 questões foi desenvolvido utilizando o aplicativo Google Forms®. Foram enviados ao total 113 questionários englobando professores, alunos estagiários e profissionais de engenharia dos quais se obteve uma taxa de participação de aproximadamente 30%. Os resultados da pesquisa apontam para um profissional com habilidades e competências relacionadas com gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica, coleta de dados, estudo, planejamento e especificação de projetos de engenharia. A próxima etapa do trabalho compreenderá uma apresentação dos dados completos e a discussão com professores, alunos e funcionários, além do envio do relatório para todos que participaram da pesquisa. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44940 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lmmoreno.pdf | 50,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.