Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreno, Lucas Mesquita-
dc.contributor.authorCarvalho Fillho, Clodoaldo de Oliveira-
dc.contributor.authorVieira, Renan Capistrano-
dc.contributor.authorVieira, Israel Santana-
dc.contributor.authorSoares Júnior, Luiz-
dc.date.accessioned2019-08-21T13:50:59Z-
dc.date.available2019-08-21T13:50:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMORENO, Lucas Mesquita; et al. Estratégias para reformulação do projeto pedagógico do curso de graduação de engenharia mecânica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44940-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectPerfil do Egressopt_BR
dc.subjectEngenheiro Mecânicapt_BR
dc.titleEstratégias para reformulação do projeto pedagógico do curso de graduação de engenharia mecânicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO atual Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Mecânica da UFC – Fortaleza (CEM-Fortaleza) completou 11 anos de vigência em 2016. Desde sua operacionalização, a comunidade acadêmica do curso experimentou suas qualidades e limitações. Em 2015 o Centro de Tecnologia realizou pesquisas e seminários com a participação de professores, alunos e profissionais da área de engenharia e de educação, com o objetivo de identificar as bases para uma reforma dos projetos pedagógicos. Neste contexto, este trabalho apresenta a metodologia geral adotada pelo Curso de Engenharia Mecânica para a reformulação do PPC e detalha a etapa de delineamento do perfil do egresso, a qual é a primeira etapa do processo. Para auxiliar na coleta de informações, áreas de atuação e habilidades e competências dos profissionais relacionados à Engenharia Mecânica para as próximas duas décadas, um questionário eletrônico contendo 32 questões foi desenvolvido utilizando o aplicativo Google Forms®. Foram enviados ao total 113 questionários englobando professores, alunos estagiários e profissionais de engenharia dos quais se obteve uma taxa de participação de aproximadamente 30%. Os resultados da pesquisa apontam para um profissional com habilidades e competências relacionadas com gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica, coleta de dados, estudo, planejamento e especificação de projetos de engenharia. A próxima etapa do trabalho compreenderá uma apresentação dos dados completos e a discussão com professores, alunos e funcionários, além do envio do relatório para todos que participaram da pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmmoreno.pdf50,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.