Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44933
Tipo: | Resumo |
Título : | A atual perspectiva da administração financeira |
Autor : | Santos, Lucas Feijó Moura, Jamila Fernandes Marques, Érico Veras |
Palabras clave : | Administração;Financeira;Contabilidade |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SANTOS, Lucas Feijó; MOURA, Jamila Fernandes; MARQUES, Érico Veras. A atual perspectiva da administração financeira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | A disciplina de Administração Financeira presente no curso de Ciências Contábeis é vista atualmente como uma disciplina importante para a formação dos discentes da profissão contábil. Fato este, que levou ao desenvolvimento do presente trabalho, aqui exposto em forma resumida. O principal objetivo da disciplina é mostrar aos futuros contadores as melhores práticas para a condução financeira de uma empresa, por meio de técnicas e ferramentas, utilizadas para o controle financeiro, buscando a melhor forma de aplicação. Partindo deste contexto, este estudo tem como objetivo geral expor as formas de aplicação da disciplina de Administração Financeira, no curso de Ciências Contábeis, retratando a importância do seu conteúdo e sua colocação na grade curricular do curso. A fim de alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada nesse estudo consiste numa pesquisa descritiva. O desenvolvimento do estudo passa por uma pesquisa documental em que ocorre a analise da grade curricular das vinte principais instituições de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil, conforme o ranking atual do ENADE. Além da avaliação das grades curriculares, foram também analisadas as ementas disponíveis das instituições de ensino citadas. Mediante comparativos, visualizamos as características que retratam qualitativamente a contribuição da disciplina na formação do profissional contábil. Com a análise documental chegou-se à conclusão de que a disciplina está presente com uma maior frequência, na grade curricular, no quinto semestre e que uma parte significativa das Instituições de Ensino, intensifica a aplicação do conteúdo, realizando subdivisões, nas quais a disciplina chega a ser estudada em até três semestres. Essa segregação tem dado maior dimensão aos alunos de como eles irão lidar com os obstáculos do dia a dia na profissão. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44933 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lfsantos.pdf | 48,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.