Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44933
Tipo: Resumo
Título: A atual perspectiva da administração financeira
Autor(es): Santos, Lucas Feijó
Moura, Jamila Fernandes
Marques, Érico Veras
Palavras-chave: Administração;Financeira;Contabilidade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Lucas Feijó; MOURA, Jamila Fernandes; MARQUES, Érico Veras. A atual perspectiva da administração financeira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A disciplina de Administração Financeira presente no curso de Ciências Contábeis é vista atualmente como uma disciplina importante para a formação dos discentes da profissão contábil. Fato este, que levou ao desenvolvimento do presente trabalho, aqui exposto em forma resumida. O principal objetivo da disciplina é mostrar aos futuros contadores as melhores práticas para a condução financeira de uma empresa, por meio de técnicas e ferramentas, utilizadas para o controle financeiro, buscando a melhor forma de aplicação. Partindo deste contexto, este estudo tem como objetivo geral expor as formas de aplicação da disciplina de Administração Financeira, no curso de Ciências Contábeis, retratando a importância do seu conteúdo e sua colocação na grade curricular do curso. A fim de alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada nesse estudo consiste numa pesquisa descritiva. O desenvolvimento do estudo passa por uma pesquisa documental em que ocorre a analise da grade curricular das vinte principais instituições de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil, conforme o ranking atual do ENADE. Além da avaliação das grades curriculares, foram também analisadas as ementas disponíveis das instituições de ensino citadas. Mediante comparativos, visualizamos as características que retratam qualitativamente a contribuição da disciplina na formação do profissional contábil. Com a análise documental chegou-se à conclusão de que a disciplina está presente com uma maior frequência, na grade curricular, no quinto semestre e que uma parte significativa das Instituições de Ensino, intensifica a aplicação do conteúdo, realizando subdivisões, nas quais a disciplina chega a ser estudada em até três semestres. Essa segregação tem dado maior dimensão aos alunos de como eles irão lidar com os obstáculos do dia a dia na profissão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44933
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lfsantos.pdf48,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.