Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899
Tipo: | Resumo |
Título : | Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário |
Autor : | Lessa, Lucas Willamy Soares Lima, Eric Vinicius Arraes de Morais, Anderson de Sousa Aragão, Lucelia Maria Santos |
Palabras clave : | Metodologia;Jogos cooperativos;Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | LESSA, Lucas Willamy Soares et al. Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo tem como objetivo abordar a aprendizagem cooperativa para um determinado público, utilizando jogos cooperativos, que são atividades aplicadas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante os processos de interação do programa, analisando a relação dos entrevistados com tal metodologia de aprendizagem. Decidiu-se que esse estudo seria realizado no ambiente universitário, tendo em vista que há bastante competição e o contato com as ideologias cooperativas é, muitas vezes, mínima. Com isso, decidiu-se aplicar uma metodologia que consiste em elaborar atividades que proporcionassem um contato dos entrevistados com a aprendizagem cooperativa a fim de analisar esse contato. Foram realizados cinco encontros, com duração de uma hora para cada um deles, nos quais uma amostra de vinte alunos foi abordada para responder ao questionário. Antes da execução do cronograma de cada encontro, foram realizadas discussões sobre a base do PACCE, que consiste em cinco pilares, e, ao final, foram realizados questionários que pediam aos entrevistados que avaliassem como foi o contato com a aprendizagem cooperativa e como os jogos cooperativos podem retratar isso. Os resultados desse estudo foram o nível de aceitação, os impactos realizados pela aprendizagem cooperativa e os contrastes com o individualismo, a partir dos dados obtidos através dos questionários. Com isso, pretendeu-se avançar no estudo dessa metodologia ao analisar a percepção dos estudantes quanto à aprendizagem cooperativa como uma ferramenta útil aos alunos na convivência acadêmica. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lwslessa.pdf | 48,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.