Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLessa, Lucas Willamy Soares-
dc.contributor.authorLima, Eric Vinicius Arraes de-
dc.contributor.authorMorais, Anderson de Sousa-
dc.contributor.authorAragão, Lucelia Maria Santos-
dc.date.accessioned2019-08-20T17:55:57Z-
dc.date.available2019-08-20T17:55:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLESSA, Lucas Willamy Soares et al. Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectJogos cooperativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitáriopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem como objetivo abordar a aprendizagem cooperativa para um determinado público, utilizando jogos cooperativos, que são atividades aplicadas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante os processos de interação do programa, analisando a relação dos entrevistados com tal metodologia de aprendizagem. Decidiu-se que esse estudo seria realizado no ambiente universitário, tendo em vista que há bastante competição e o contato com as ideologias cooperativas é, muitas vezes, mínima. Com isso, decidiu-se aplicar uma metodologia que consiste em elaborar atividades que proporcionassem um contato dos entrevistados com a aprendizagem cooperativa a fim de analisar esse contato. Foram realizados cinco encontros, com duração de uma hora para cada um deles, nos quais uma amostra de vinte alunos foi abordada para responder ao questionário. Antes da execução do cronograma de cada encontro, foram realizadas discussões sobre a base do PACCE, que consiste em cinco pilares, e, ao final, foram realizados questionários que pediam aos entrevistados que avaliassem como foi o contato com a aprendizagem cooperativa e como os jogos cooperativos podem retratar isso. Os resultados desse estudo foram o nível de aceitação, os impactos realizados pela aprendizagem cooperativa e os contrastes com o individualismo, a partir dos dados obtidos através dos questionários. Com isso, pretendeu-se avançar no estudo dessa metodologia ao analisar a percepção dos estudantes quanto à aprendizagem cooperativa como uma ferramenta útil aos alunos na convivência acadêmica.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lwslessa.pdf48,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.