Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lessa, Lucas Willamy Soares | - |
dc.contributor.author | Lima, Eric Vinicius Arraes de | - |
dc.contributor.author | Morais, Anderson de Sousa | - |
dc.contributor.author | Aragão, Lucelia Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T17:55:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T17:55:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LESSA, Lucas Willamy Soares et al. Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos cooperativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem como objetivo abordar a aprendizagem cooperativa para um determinado público, utilizando jogos cooperativos, que são atividades aplicadas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante os processos de interação do programa, analisando a relação dos entrevistados com tal metodologia de aprendizagem. Decidiu-se que esse estudo seria realizado no ambiente universitário, tendo em vista que há bastante competição e o contato com as ideologias cooperativas é, muitas vezes, mínima. Com isso, decidiu-se aplicar uma metodologia que consiste em elaborar atividades que proporcionassem um contato dos entrevistados com a aprendizagem cooperativa a fim de analisar esse contato. Foram realizados cinco encontros, com duração de uma hora para cada um deles, nos quais uma amostra de vinte alunos foi abordada para responder ao questionário. Antes da execução do cronograma de cada encontro, foram realizadas discussões sobre a base do PACCE, que consiste em cinco pilares, e, ao final, foram realizados questionários que pediam aos entrevistados que avaliassem como foi o contato com a aprendizagem cooperativa e como os jogos cooperativos podem retratar isso. Os resultados desse estudo foram o nível de aceitação, os impactos realizados pela aprendizagem cooperativa e os contrastes com o individualismo, a partir dos dados obtidos através dos questionários. Com isso, pretendeu-se avançar no estudo dessa metodologia ao analisar a percepção dos estudantes quanto à aprendizagem cooperativa como uma ferramenta útil aos alunos na convivência acadêmica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lwslessa.pdf | 48,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.