Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44897
Tipo: | Resumo |
Título : | A influência do revisor solidário na evolução da escrita do estudante pré-universitário |
Autor : | Henrique, Larissa de Souza Mota, Francisca Thais Ferreira Andrade Neto, Manoel |
Palabras clave : | Produção textual;Escrita;Letras solidárias |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | HENRIQUE, Larissa de Souza; MOTA, Francisca Thais Ferreira; ANDRADE NETO, Manoel Andrade. A influência do revisor solidário na evolução da escrita do estudante pré-universitário. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | O nível de escrita dos estudantes de escola pública do município de Pentecoste, que chegam ao ensino médio, ainda é bastante deficiente e limitado, levando em consideração uma série de fatores da caminhada estudantil. Dessa forma, ao chegarem na etapa escolar de ensino médio, na qual é fundamental já se ter um domínio moderado da escrita para os possíveis exames educacionais que os estudantes prestarão, como o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), uma grande parcela desses alunos ainda precisam de um suporte especial para o aprimoramento da escrita, e assim atingirem níveis adequados para um possível ingresso no ensino superior. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa demonstrar, através de uma análise estatística, a evolução da escrita dos estudantes que enviam suas produções textuais para o projeto Letras Solidárias. Projeto esse, que tem por objetivo incentivar a produção textual das escolas do município citado. A cada semana os estudantes de Pentecoste são estimulados por seus professores a produzirem redações para atingirem as metas estabelecidas pelas turmas, as redações produzidas são colocadas em uma plataforma online do projeto Letras Solidárias, no qual cada revisor que faz parte do projeto tem acesso a essas redações. Os revisores analisam a redação por competência cobrada pela banca do Enem, pontuam e fazem observações através das respectivas falhas de escrita que possam estar presentes nos textos, dando sugestões e instruções para o aperfeiçoamento da habilidade de escrita desses estudantes, além de sempre escrever palavras de estímulo. Com esse trabalho realizado, constatou-se uma evolução significativa de alguns estudantes, através de um levantamento feito com uma parcela de 30% dos estudantes que participam do projeto, que tiveram suas notas aumentadas significativamente, chegando até mesmo a notas superiores a 800 pontos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44897 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lshenrique.pdf | 48,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.