Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44853
Type: | Resumo |
Title: | Avaliação docente em estagio probatório: estudo das ações educacionais do programa casa /UFC-comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
Authors: | Souza, Andrea Moura da Costa Lima, Marcos Antonio Martins |
Keywords: | Avaliação;Competência;Docente |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SOUZA, Andrea Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins; SOUZA, Andrea Moura da Costa. Avaliação docente em estagio probatório: estudo das ações educacionais do programa casa /UFC-comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Discutir sobre a formação docente nesse trabalho é envolto de muita cautela que nos remete a colocar esse problema à luz das teorias sobre avaliação, sobre a competência e sobre o docente na proposta de evidenciar o atual momento. Esse momento vem acompanhado da preocupação com a formulação da política de valorização do magistério que tem submergido desde promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira Nº 9.394/96, sobre a questão da formação do professor do ensino superior que são tratadas de forma pontual e superficial, sendo assim a Lei não está bem definida para esta categoria que contribui para que cada instituição estabeleça ou não uma formação para os docentes do ensino superior. Entretanto com a Lei Nº 12.772/2012, CAPÍTULO VI Art. 24, item V, a formação docente se tornou normativo nas Universidades Federais. Diante de uma valorização das competências, uma nova identidade do docente também foi questionada e foi acompanhada por autores franceses e canadenses que culminaram nas seguintes obras: Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? (PAQUAYe a al, 2001); Quais seriam as competências para ensinar no século XXI (PERRENOUD; THURLER, 2002) e O trabalho Docente (TARDIF; LESSARD, 2011). Lembrando que essa supervalorização da competência é decorrente das organizações empresariais que em busca de um profissional cada vez mais competente buscou ferramentas para gerencia-lo e forma-lo de acordo com a demanda ou de forma previsional (SOUZA; LIMA, 2013). Sendo assim, esse olhar aguçado para a competência dos profissionais migrou das empresas para as escolas e posteriormente para as universidades que atribui avaliação e atrela esta, a progressão funcional do docente por mérito depois do cumprimento do interstício de dois anos. A realização dessa pesquisa tem caráter exploratório, abordagem qualitativa e quantitativa e demostra o atual modelo de formação utilizado pela instituição. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44853 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_amcsouza.pdf | 51,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.