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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Andrea Moura da Costa-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.date.accessioned2019-08-20T14:03:47Z-
dc.date.available2019-08-20T14:03:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Andrea Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins; SOUZA, Andrea Moura da Costa. Avaliação docente em estagio probatório: estudo das ações educacionais do programa casa /UFC-comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44853-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titleAvaliação docente em estagio probatório: estudo das ações educacionais do programa casa /UFC-comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiscutir sobre a formação docente nesse trabalho é envolto de muita cautela que nos remete a colocar esse problema à luz das teorias sobre avaliação, sobre a competência e sobre o docente na proposta de evidenciar o atual momento. Esse momento vem acompanhado da preocupação com a formulação da política de valorização do magistério que tem submergido desde promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira Nº 9.394/96, sobre a questão da formação do professor do ensino superior que são tratadas de forma pontual e superficial, sendo assim a Lei não está bem definida para esta categoria que contribui para que cada instituição estabeleça ou não uma formação para os docentes do ensino superior. Entretanto com a Lei Nº 12.772/2012, CAPÍTULO VI Art. 24, item V, a formação docente se tornou normativo nas Universidades Federais. Diante de uma valorização das competências, uma nova identidade do docente também foi questionada e foi acompanhada por autores franceses e canadenses que culminaram nas seguintes obras: Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? (PAQUAYe a al, 2001); Quais seriam as competências para ensinar no século XXI (PERRENOUD; THURLER, 2002) e O trabalho Docente (TARDIF; LESSARD, 2011). Lembrando que essa supervalorização da competência é decorrente das organizações empresariais que em busca de um profissional cada vez mais competente buscou ferramentas para gerencia-lo e forma-lo de acordo com a demanda ou de forma previsional (SOUZA; LIMA, 2013). Sendo assim, esse olhar aguçado para a competência dos profissionais migrou das empresas para as escolas e posteriormente para as universidades que atribui avaliação e atrela esta, a progressão funcional do docente por mérito depois do cumprimento do interstício de dois anos. A realização dessa pesquisa tem caráter exploratório, abordagem qualitativa e quantitativa e demostra o atual modelo de formação utilizado pela instituição.pt_BR
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