Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Andrea Moura da Costa | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcos Antonio Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T14:03:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T14:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Andrea Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins; SOUZA, Andrea Moura da Costa. Avaliação docente em estagio probatório: estudo das ações educacionais do programa casa /UFC-comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44853 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.title | Avaliação docente em estagio probatório: estudo das ações educacionais do programa casa /UFC-comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Discutir sobre a formação docente nesse trabalho é envolto de muita cautela que nos remete a colocar esse problema à luz das teorias sobre avaliação, sobre a competência e sobre o docente na proposta de evidenciar o atual momento. Esse momento vem acompanhado da preocupação com a formulação da política de valorização do magistério que tem submergido desde promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira Nº 9.394/96, sobre a questão da formação do professor do ensino superior que são tratadas de forma pontual e superficial, sendo assim a Lei não está bem definida para esta categoria que contribui para que cada instituição estabeleça ou não uma formação para os docentes do ensino superior. Entretanto com a Lei Nº 12.772/2012, CAPÍTULO VI Art. 24, item V, a formação docente se tornou normativo nas Universidades Federais. Diante de uma valorização das competências, uma nova identidade do docente também foi questionada e foi acompanhada por autores franceses e canadenses que culminaram nas seguintes obras: Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? (PAQUAYe a al, 2001); Quais seriam as competências para ensinar no século XXI (PERRENOUD; THURLER, 2002) e O trabalho Docente (TARDIF; LESSARD, 2011). Lembrando que essa supervalorização da competência é decorrente das organizações empresariais que em busca de um profissional cada vez mais competente buscou ferramentas para gerencia-lo e forma-lo de acordo com a demanda ou de forma previsional (SOUZA; LIMA, 2013). Sendo assim, esse olhar aguçado para a competência dos profissionais migrou das empresas para as escolas e posteriormente para as universidades que atribui avaliação e atrela esta, a progressão funcional do docente por mérito depois do cumprimento do interstício de dois anos. A realização dessa pesquisa tem caráter exploratório, abordagem qualitativa e quantitativa e demostra o atual modelo de formação utilizado pela instituição. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_amcsouza.pdf | 51,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.