Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44852
Type: | Resumo |
Title: | À escuta, cartografias: comprometer o (corpo) instrumento musical. |
Authors: | Maia, Antonio Layton Souza Kroef, Ada Beatriz Gallicchio |
Keywords: | Improvisação Livre;Corpo;Instrumento musical |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | MAIA, Antonio Layton Souza; KROEF, Ada Beatriz Gallicchio. À escuta, cartografias: comprometer o (corpo) instrumento musical. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O músico foi tomado por uma surdez e só consegue escutar notas musicais. Há muito seu corpo foi sintetizado à agilidade dos dedos ou da língua. Soterrada por um regime disciplinar, a escuta ainda permanece refém nos conservatórios e escolas de música de uma política baseada na harmonização e afinação dos sons. Este projeto de pesquisa busca traçar uma crítica a este regime de escuta e formação musical que domina os corpos e os torna ferramentas sonorizadoras de partituras. Munida da reflexão de Michel Foucault sobre a disciplina e suas técnicas de dominação, da crítica de Deleuze-Guattari ao capitalismo e seu modo de produção e do pensamento de Jean-Luc Nancy acerca da escuta e da técnica, objetiva repensar a relação do corpo do músico com o instrumento musical, aqui não mais visto como mera ferramenta de emissão de sons, mas como corpo com o qual o músico entra em contato para criar sons – corpo comprometido pela escuta musical, mas que resiste produzindo linhas de fuga (variedades de timbres, desafinações). Propõe-se como ponto de partida cartografar os corpos-instrumento musicais em rodas de improvação livre organizadas pelo grupo de pesquisa Sonoridades Múltiplas da Universidade Federal do Ceará para marcar a linha silenciosa que percorre os corpos destes músicos abrindo a escuta e reterritorializando o ouvido no corpo, isto é, fazendo do corpo todo ouvidos. Recolocar a escuta enquanto pensamento: escutar para criar uma linha de vida sobre a pauta musical. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44852 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_alsmaia.pdf | 49,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.