Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44809
Tipo: | Resumo |
Título : | Projeto escriba: percursos de aprendizagem através das perspectivas aluno-monitor |
Autor : | Oliveira, Igna Freitas de Mendes, Maria das Dores Nogueira |
Palabras clave : | Formação docente;Aprendizagem;Progresso Acadêmico |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | OLIVEIRA, Igna Freitas de; MENDES, Maria das Dores Nogueira. Projeto escriba: percursos de aprendizagem através das perspectivas aluno-monitor. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | O Projeto Escriba é uma iniciativa da professora Maria das Dores Nogueira, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Com o intuito de criar um grupo de estudos para discutir e tirar dúvidas sobre os gêneros acadêmicos, o Escriba surgiu para fornecer suporte acerca da leitura e da produção dos gêneros exigidos no meio acadêmico, dessa forma, reduzindo a evasão dos alunos do 1º ano do curso de Letras. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar, respectivamente, duas perspectivas: a da aluna participante e, um ano depois, a da bolsista responsável pelo projeto. No 1º semestre de 2015, início do projeto, as atividades desenvolveram-se numa turma de aproximadamente 15 pessoas. Os encontros eram articulados para instigar a reflexão e a participação dos alunos, o que, no entanto, ocorria silenciosamente, dada a insegurança dos presentes, que em grande parte eram ingressantes. Apesar disso, no fim do semestre, foi possível perceber que o projeto havia melhorado a produção escrita e oral dos alunos devido ao trabalho do monitor e à criação de um vínculo com ele. Então, esse avanço refletiu nos resultados de uma das turmas do semestre seguinte, da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, em que muitos alunos participantes do Escriba obtiveram bons resultados, trazendo retorno positivo também para a professora. Assim, em 2016, com o projeto contemplado com duas bolsas, foi concedida a oportunidade de assumir um novo papel. Com isso, a aluna, antes participante, tornou-se a bolsista responsável pelas novas atividades, agora em conjunto com outro monitor. Nesse percurso, os encontros desenvolvidos em 2016 mostram que o projeto é enriquecedor em todas as instâncias: para os monitores, como essencial formação docente, para os participantes, pelo conhecimento adquirido e para os professores, que notam um maior preparo e, com isso, trabalhos escritos ou apresentados com domínio e segurança, o que efetivamente contribui para a redução da evasão no curso de Letras. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44809 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ifoliveira.pdf | 49,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.