Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Igna Freitas de | - |
dc.contributor.author | Mendes, Maria das Dores Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-19T17:27:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-19T17:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Igna Freitas de; MENDES, Maria das Dores Nogueira. Projeto escriba: percursos de aprendizagem através das perspectivas aluno-monitor. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44809 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Progresso Acadêmico | pt_BR |
dc.title | Projeto escriba: percursos de aprendizagem através das perspectivas aluno-monitor | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Projeto Escriba é uma iniciativa da professora Maria das Dores Nogueira, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Com o intuito de criar um grupo de estudos para discutir e tirar dúvidas sobre os gêneros acadêmicos, o Escriba surgiu para fornecer suporte acerca da leitura e da produção dos gêneros exigidos no meio acadêmico, dessa forma, reduzindo a evasão dos alunos do 1º ano do curso de Letras. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar, respectivamente, duas perspectivas: a da aluna participante e, um ano depois, a da bolsista responsável pelo projeto. No 1º semestre de 2015, início do projeto, as atividades desenvolveram-se numa turma de aproximadamente 15 pessoas. Os encontros eram articulados para instigar a reflexão e a participação dos alunos, o que, no entanto, ocorria silenciosamente, dada a insegurança dos presentes, que em grande parte eram ingressantes. Apesar disso, no fim do semestre, foi possível perceber que o projeto havia melhorado a produção escrita e oral dos alunos devido ao trabalho do monitor e à criação de um vínculo com ele. Então, esse avanço refletiu nos resultados de uma das turmas do semestre seguinte, da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, em que muitos alunos participantes do Escriba obtiveram bons resultados, trazendo retorno positivo também para a professora. Assim, em 2016, com o projeto contemplado com duas bolsas, foi concedida a oportunidade de assumir um novo papel. Com isso, a aluna, antes participante, tornou-se a bolsista responsável pelas novas atividades, agora em conjunto com outro monitor. Nesse percurso, os encontros desenvolvidos em 2016 mostram que o projeto é enriquecedor em todas as instâncias: para os monitores, como essencial formação docente, para os participantes, pelo conhecimento adquirido e para os professores, que notam um maior preparo e, com isso, trabalhos escritos ou apresentados com domínio e segurança, o que efetivamente contribui para a redução da evasão no curso de Letras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ifoliveira.pdf | 49,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.