Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44808
Tipo: | Resumo |
Título : | Célula de aprendizagem cooperativa em física |
Autor : | Soares, Lucas de Jesus Oliveira, Larissa de Sousa Andrade Neto, Manoel |
Palabras clave : | Física;Célula;Aprendizagem cooperativa |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SOARES, Lucas de Jesus; OLIVEIRA, Larissa de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Célula de aprendizagem cooperativa em física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Esse ano a aprendizagem cooperativa chegou nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. Dentre as ações desenvolvidas pelo instituto PRECE, uma que merece especial destaque é a célula de estudo em física. Tal célula começou em meados do mês de junho, foi realizada no próprio instituto e contou com a participação de estudantes da Universidade Federal do Ceará bolsistas do programa, denominados simplesmente “bolsistas” e alunos de ensino médio da rede pública de ensino do estado do Ceará, denominada simplesmente “escolas públicas”. De início as reuniões eram realizadas três vezes por semana e a célula foi composta apenas por bolsistas. Nessa etapa o objetivo era adquirir experiência em estudo de física utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. Após esse período, foi feito um trabalho de convocação dos alunos das escolas públicas para participarem da célula. Momento em que os bolsistas apresentaram a proposta do projeto, compartilhar suas histórias de vida e convidar os alunos. A célula contou apenas com cinco alunos das escolas públicas e três bolsistas e adotou a metodologia mencionada acima. Nela cada participante assumia uma função e o grupo tinha uma meta coletiva a ser alcançada para ser considerada uma célula cooperativa. Nesse momento as reuniões passaram a ocorrer apenas às terças-feiras pela manhã. Foi observado um aumento da autonomia intelectual e do sentimento de auto eficácia no estudo de física de seus participantes. Os processamentos de grupo, realizados ao final de cada reunião, foram marcados por debates acalorados sobre o que poderia ser feito para melhorar o estudo deles. Tais medidas foram adotadas nas reuniões subsequentes. Pudemos notar que essa iniciativa foi bastante positiva tantos para os alunos das escolas públicas, que passaram a se sentir mais estimulados a estudar física, quanto para os próprios bolsistas, que adquiriram experiência na metodologia. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44808 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ljsoares.pdf | 48,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.