Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44808
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Lucas de Jesus | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Larissa de Sousa | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-19T17:26:51Z | - |
dc.date.available | 2019-08-19T17:26:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Lucas de Jesus; OLIVEIRA, Larissa de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Célula de aprendizagem cooperativa em física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44808 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Célula | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.title | Célula de aprendizagem cooperativa em física | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse ano a aprendizagem cooperativa chegou nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. Dentre as ações desenvolvidas pelo instituto PRECE, uma que merece especial destaque é a célula de estudo em física. Tal célula começou em meados do mês de junho, foi realizada no próprio instituto e contou com a participação de estudantes da Universidade Federal do Ceará bolsistas do programa, denominados simplesmente “bolsistas” e alunos de ensino médio da rede pública de ensino do estado do Ceará, denominada simplesmente “escolas públicas”. De início as reuniões eram realizadas três vezes por semana e a célula foi composta apenas por bolsistas. Nessa etapa o objetivo era adquirir experiência em estudo de física utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. Após esse período, foi feito um trabalho de convocação dos alunos das escolas públicas para participarem da célula. Momento em que os bolsistas apresentaram a proposta do projeto, compartilhar suas histórias de vida e convidar os alunos. A célula contou apenas com cinco alunos das escolas públicas e três bolsistas e adotou a metodologia mencionada acima. Nela cada participante assumia uma função e o grupo tinha uma meta coletiva a ser alcançada para ser considerada uma célula cooperativa. Nesse momento as reuniões passaram a ocorrer apenas às terças-feiras pela manhã. Foi observado um aumento da autonomia intelectual e do sentimento de auto eficácia no estudo de física de seus participantes. Os processamentos de grupo, realizados ao final de cada reunião, foram marcados por debates acalorados sobre o que poderia ser feito para melhorar o estudo deles. Tais medidas foram adotadas nas reuniões subsequentes. Pudemos notar que essa iniciativa foi bastante positiva tantos para os alunos das escolas públicas, que passaram a se sentir mais estimulados a estudar física, quanto para os próprios bolsistas, que adquiriram experiência na metodologia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ljsoares.pdf | 48,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.