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Tipo: Resumo
Título: Célula de aprendizagem cooperativa em física
Autor(es): Soares, Lucas de Jesus
Oliveira, Larissa de Sousa
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: Física;Célula;Aprendizagem cooperativa
Data do documento: 2016
Citação: SOARES, Lucas de Jesus; OLIVEIRA, Larissa de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Célula de aprendizagem cooperativa em física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Esse ano a aprendizagem cooperativa chegou nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. Dentre as ações desenvolvidas pelo instituto PRECE, uma que merece especial destaque é a célula de estudo em física. Tal célula começou em meados do mês de junho, foi realizada no próprio instituto e contou com a participação de estudantes da Universidade Federal do Ceará bolsistas do programa, denominados simplesmente “bolsistas” e alunos de ensino médio da rede pública de ensino do estado do Ceará, denominada simplesmente “escolas públicas”. De início as reuniões eram realizadas três vezes por semana e a célula foi composta apenas por bolsistas. Nessa etapa o objetivo era adquirir experiência em estudo de física utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. Após esse período, foi feito um trabalho de convocação dos alunos das escolas públicas para participarem da célula. Momento em que os bolsistas apresentaram a proposta do projeto, compartilhar suas histórias de vida e convidar os alunos. A célula contou apenas com cinco alunos das escolas públicas e três bolsistas e adotou a metodologia mencionada acima. Nela cada participante assumia uma função e o grupo tinha uma meta coletiva a ser alcançada para ser considerada uma célula cooperativa. Nesse momento as reuniões passaram a ocorrer apenas às terças-feiras pela manhã. Foi observado um aumento da autonomia intelectual e do sentimento de auto eficácia no estudo de física de seus participantes. Os processamentos de grupo, realizados ao final de cada reunião, foram marcados por debates acalorados sobre o que poderia ser feito para melhorar o estudo deles. Tais medidas foram adotadas nas reuniões subsequentes. Pudemos notar que essa iniciativa foi bastante positiva tantos para os alunos das escolas públicas, que passaram a se sentir mais estimulados a estudar física, quanto para os próprios bolsistas, que adquiriram experiência na metodologia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44808
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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