Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44716
Tipo: Artigo de Evento
Título: A concepção de cultura nas atividades da ONG Fundação Casa Grande
Autor(es): Ximenes, Márcia Maria
Oliveira, Catarina Tereza Farias de
Palavras-chave: Comunicação;Mobilização;Comunicação e mobilização social
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: XIMENES, Márcia Maria; OLIVEIRA, Catarina Farias de. A concepção de cultura nas atividades da ONG Fundação Casa Grande. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 36., 4-7 set. 2013, Manaus (AM). Anais... São Paulo: Intercom, 2013. Tema: Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades.
Resumo: A ONG Fundação Casa Grande desenvolve atividades em seis programas e 12 laboratórios com objetivos diversos. Acompanhando essas atividades, percebe-se que a cultura está presente em todas elas, e a questão da preservação e da divulgação da cultura local da região do Cariri é a base dessa presença. Compreender como a cultura perpassa essas atividades e qual concepção de cultura fundamenta a atuação da ONG é o principal objetivo deste artigo. Com as leituras de Cuche (2002) e Laraia (2009), foi realizado um panorama da palavra e do conceito científico de cultura, mais especificamente como apontada nas ciências sociais. Por meio do relato das atividades que a ONG desenvolve, relacionou-se a atuação da mesma com as discussões dos autores Marcuse (1999), Ortiz (1985), Ridente (2010) e Yúdice (2006). Chegou-se à compreensão de uma cultura instrumentalizada e a elitizada na proposta da ONG.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44716
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_mmximenes.pdf262,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.