Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44716
Tipo: Artigo de Evento
Título : A concepção de cultura nas atividades da ONG Fundação Casa Grande
Autor : Ximenes, Márcia Maria
Oliveira, Catarina Tereza Farias de
Palabras clave : Comunicação;Mobilização;Comunicação e mobilização social
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Intercom
Citación : XIMENES, Márcia Maria; OLIVEIRA, Catarina Farias de. A concepção de cultura nas atividades da ONG Fundação Casa Grande. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 36., 4-7 set. 2013, Manaus (AM). Anais... São Paulo: Intercom, 2013. Tema: Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades.
Resumen en portugués brasileño: A ONG Fundação Casa Grande desenvolve atividades em seis programas e 12 laboratórios com objetivos diversos. Acompanhando essas atividades, percebe-se que a cultura está presente em todas elas, e a questão da preservação e da divulgação da cultura local da região do Cariri é a base dessa presença. Compreender como a cultura perpassa essas atividades e qual concepção de cultura fundamenta a atuação da ONG é o principal objetivo deste artigo. Com as leituras de Cuche (2002) e Laraia (2009), foi realizado um panorama da palavra e do conceito científico de cultura, mais especificamente como apontada nas ciências sociais. Por meio do relato das atividades que a ONG desenvolve, relacionou-se a atuação da mesma com as discussões dos autores Marcuse (1999), Ortiz (1985), Ridente (2010) e Yúdice (2006). Chegou-se à compreensão de uma cultura instrumentalizada e a elitizada na proposta da ONG.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44716
ISSN : 2175 4683
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_mmximenes.pdf262,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.