Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gurgel, Carmesina Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T18:38:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T18:38:38Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | GURGEL, Carmesina Ribeiro. Tecnologia utilizada como recurso didático. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 41-59. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7282-131-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44700 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e didática | pt_BR |
dc.subject | Informática educativa | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Tecnologia utilizada como recurso didático | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Analisar as contribuições e os efeitos da inserção da tecnologia, mais precisamente da informática educativa no contexto escolar, é o objetivo principal desse texto, pois acreditamos que a informática utilizada a serviço da educação pode constituir- se num agente de transformação para o trabalho pedagógico. Com efeito, surgem as indagações que norteiam essa discussão: o uso da informática (novas tecnologias) tem propiciado a construção do conhecimento pelo professor e alunos? Quais seus efeitos nas práticas avaliativas das aprendizagens? Para desenvolver uma prática docente que atenda às exigências do momento atual, torna-se necessário um modelo de educação completamente diferente do que compreende o fenômeno educativo que concebe o ensino uma pura transmissão do saber, situando o aluno como mero receptor de informações, incapaz de desenvolver a criticidade sobre os conteúdos interligados e, por isso mesmo, alheio à necessidade de transformação da realidade social vigente. O fato é que estamos vivendo a era das transformações em todos os campos do conhecimento e, principalmente, na educação, com a inserção da informática educativa no contexto escolar. Por conseguinte, essas mudanças repercutiram na prática docente, na concepção de educação, na relação professor e aluno, nos conteúdos, nas metodologias de ensino, ocasionando um repensar na forma de conduzir o trabalho pedagógico. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_capliv_crgurgel.pdf | 10,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.