Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGurgel, Carmesina Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-08-13T18:38:38Z-
dc.date.available2019-08-13T18:38:38Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationGURGEL, Carmesina Ribeiro. Tecnologia utilizada como recurso didático. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 41-59.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-131-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44700-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectTecnologia e didáticapt_BR
dc.subjectInformática educativapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleTecnologia utilizada como recurso didáticopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisar as contribuições e os efeitos da inserção da tecnologia, mais precisamente da informática educativa no contexto escolar, é o objetivo principal desse texto, pois acreditamos que a informática utilizada a serviço da educação pode constituir- se num agente de transformação para o trabalho pedagógico. Com efeito, surgem as indagações que norteiam essa discussão: o uso da informática (novas tecnologias) tem propiciado a construção do conhecimento pelo professor e alunos? Quais seus efeitos nas práticas avaliativas das aprendizagens? Para desenvolver uma prática docente que atenda às exigências do momento atual, torna-se necessário um modelo de educação completamente diferente do que compreende o fenômeno educativo que concebe o ensino uma pura transmissão do saber, situando o aluno como mero receptor de informações, incapaz de desenvolver a criticidade sobre os conteúdos interligados e, por isso mesmo, alheio à necessidade de transformação da realidade social vigente. O fato é que estamos vivendo a era das transformações em todos os campos do conhecimento e, principalmente, na educação, com a inserção da informática educativa no contexto escolar. Por conseguinte, essas mudanças repercutiram na prática docente, na concepção de educação, na relação professor e aluno, nos conteúdos, nas metodologias de ensino, ocasionando um repensar na forma de conduzir o trabalho pedagógico. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_capliv_crgurgel.pdf10,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.