Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE) |
Authors: | Sombra, Daniel Nascimento Barbosa, Emerson da Silva |
Keywords: | Educação musical;Condições de trabalho;Condições do trabalho docente;Experiência de magistério;Experiência de trabalho |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SOMBRA, Daniel Nascimento; BARBOSA, Emerson da Silva. A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O artigo apresenta em seu contexto duas realidades desenvolvidas no município de Caucaia pelos autores nomeados mediante o concurso público de edital Nº 001/2009 no cargo de “Professor de Educação Básica Classe C – Música”, abordando ações que vão além da capacitação formal de um educador musical tendo em vista os desafios a serem transpostos através de reflexões, planejamentos e ações inovadoras para o desenvolvimento de uma atuação pedagógica nesta nova realidade do ensino de música no Brasil. Utilizando-se do imbricado de situações vivenciadas por estes autores nas Escolas onde lecionam e no diálogo cotidiano junto à Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Caucaia e entre os demais professores de música dessa Cidade, revelando-se questionamentos sobre a heterogeneidade pedagógica e suas motivações. O escopo deste trabalho é analisar duas realidades, suas atividades e vivências desenvolvidas no município de Caucaia pelos professores de música através de estudo de caso. Ao final, almeja-se fazer um paralelo entre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as condições oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, pela realidade ímpar de cada escola e de cada aluno, pesquisando sobre a conexão entre o pensar pedagógico e as condições oferecidas pela gestão escolar e municipal e pelas situações vivenciadas na sala de aula, nas escolas e na comunidade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662 |
ISSN: | 2318-664X |
Appears in Collections: | PPGARTES - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_art_dnsombra.pdf | 293,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.