Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sombra, Daniel Nascimento | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Emerson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T14:24:26Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T14:24:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOMBRA, Daniel Nascimento; BARBOSA, Emerson da Silva. A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-664X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Condições do trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Experiência de magistério | pt_BR |
dc.subject | Experiência de trabalho | pt_BR |
dc.title | A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo apresenta em seu contexto duas realidades desenvolvidas no município de Caucaia pelos autores nomeados mediante o concurso público de edital Nº 001/2009 no cargo de “Professor de Educação Básica Classe C – Música”, abordando ações que vão além da capacitação formal de um educador musical tendo em vista os desafios a serem transpostos através de reflexões, planejamentos e ações inovadoras para o desenvolvimento de uma atuação pedagógica nesta nova realidade do ensino de música no Brasil. Utilizando-se do imbricado de situações vivenciadas por estes autores nas Escolas onde lecionam e no diálogo cotidiano junto à Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Caucaia e entre os demais professores de música dessa Cidade, revelando-se questionamentos sobre a heterogeneidade pedagógica e suas motivações. O escopo deste trabalho é analisar duas realidades, suas atividades e vivências desenvolvidas no município de Caucaia pelos professores de música através de estudo de caso. Ao final, almeja-se fazer um paralelo entre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as condições oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, pela realidade ímpar de cada escola e de cada aluno, pesquisando sobre a conexão entre o pensar pedagógico e as condições oferecidas pela gestão escolar e municipal e pelas situações vivenciadas na sala de aula, nas escolas e na comunidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_dnsombra.pdf | 293,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.