Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44382
Tipo: Artigo de Evento
Título : As primeiras percepções de bolsistas em aulões no Programa Residência Pedagógica do Subprojeto Biologia da UFC
Autor : Andrade, Antônia Andreza Moreira dos Santos
Nobre, Augusto Feynmann Dias
Souza, Filipe Maciel de
Rocha, Maria Ariane Cardoso da
Damasceno, Tâmila Thaiane da Silva
Ribeiro, Thamyres Gomes
Palabras clave : Professores - Formação;Programas de estágio
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Editora Realize
Citación : ANDRADE, Antônia Andreza Moreira dos Santos; NOBRE, Augusto Feynmann Dias; SOUZA, Filipe Maciel de; ROCHA, Maria Ariane Cardoso da; DAMASCENO, Tâmila Thaiane da Silva; RIBEIRO,Thamyres Gomes. As primeiras percepções de bolsistas em aulões no Programa Residência Pedagógica do Subprojeto Biologia da UFC. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Programa Residência Pedagógica (RP), é o mais novo constituinte do Plano Nacional de Formação de Professores, auxiliando na formação pedagógica de graduandos das licenciaturas, sendo complementar aos Estágios Supervisionados. A RP busca aproximar os estudantes de graduação e os estudantes das escolas, a fim de promover um espaço de trocas de experiências entre ambos. Para tanto, é preciso inicialmente perceber como os conteúdos a serem ensinados estão sendo cada vez mais fracionados e, consequentemente, o currículo escolar também. Infelizmente, esta compartimentalização não beneficia a todos, pois praticamente obriga todo estudante a guardar um volume imenso de informações por dia, sem existir uma preocupação quanto às suas dificuldades de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo principal incentivar e estimular os alunos do 3º ano, a refletirem sobre a realidade as quais estão inseridos e, assim, construírem criticamente o conhecimento. Podemos concluir que esse trabalho se mostrou positivo, tanto para a preparação dos alunos para o ENEM, quanto para dar início a um novo contato entre os bolsistas com os alunos da escola.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44382
ISSN : 2526 3234
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_aamsandrade.pdf128,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.