Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44327
Tipo: | TCC |
Título : | O trabalho pedagógico com a oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental na zona rural do Ceará: Um estudo de caso de uma sala multisseriada |
Autor : | Nascimento, Maria Iracema Abreu do |
Tutor: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palabras clave : | Língua portuguesa - Português falado;Língua portuguesa - Estudo e ensino;Prática de ensino;Professores - Formação |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | NASCIMENTO, M. I. A. O trabalho pedagógico com a oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental na zona rural do Ceará: Um estudo de caso de uma sala multisseriada. 2014. 40 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho teve por finalidade investigar, observar e compreender como as professoras da Zona Rural trabalham o eixo da oralidade nos ano iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola localizada na comunidade de Calumbi, Distrito de Matias, município de Pentecoste, Estado do Ceará com isso, pretendeu-se analisar o uso sistemático e assistemático do planejamento e a coerência entre o planejado e o realizado, bem como identificar os recursos utilizados no trabalho com a oralidade e as formas de avaliação adotadas pela professora em avaliar a oralidade de seus alunos. Os recursos metodológicos utilizados na apreensão dos dados foram registros das aulas, diário de campo e entrevista com a professora. A base teórica recaiu sobre os estudos de Marcuschi (2001), Travaglia (2005), Vieira (2005) que contribuíram com suas argumentações teóricas sobre a oralidade. A pesquisa se fundamentou também em documentos oficiais tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como resultado, observou-se que a prática pedagógica deve ser refletida a cada momento e interligada com a importância dos eixos da LP, a professora deve trabalhar o eixo da oralidade utilizando gêneros textuais diversificados, pedir para que o aluno analise o texto produzido pelo outro, ou seja, textos escritos de interesse prático, tais como revistas, jornais de atualidades e anúncios. As atividades sugeridas pela professora também podem ser do oral para o escrito. Conscientes da necessidade de se trabalhar com o processo de produção da linguagem, assim como postulam os estudiosos citados, o ensino de língua materna deve passar primeiro pela produção oral. A contribuição da pesquisa é propor um debate sobre o tema oralidade que precisa ser tratado com atenção nas práticas pedagógicas. |
Abstract: | This study aimed to investigate, observe and understand how teachers of Rural Region work the axis of orality in the early years of elementary school in a school located in the community of Calumbi, Matias district, municipality of Pentecost, State of Ceara. It was intended to analyze the systematic and unsystematic use of scheduling and coherence between the planned and performed as well as identify the resources used in working with orality and forms of assessment adopted by the teacher to determine the orality of their students. The methodological tools used in the apprehension of data records were field journal and interview with the teacher. The theoretical basis fell on the studies of Marcuschi, Travaglia, and Vieira who contributed with their concepts about orality. The research is also grounded on official documents such as the National Curricular Parameters for Portuguese Language. As a result, it was observed that teaching practice should be occasionally reflected and interconnected with the theories, the teacher must work orality shaft using diverse genres, ask for the student to examine the text produced by the other, that is, written texts of practical interest, such as magazines, newspapers updates and advertisement. The activities suggested by the teacher, also, can be from oral to written. Aware of the need to work with the language production process, as well as the aforementioned scholars postulate, the mother tongue teaching must, first, pass through oral production. The goal of the research is to propose a debate on the orality subject which needs to be treated carefully. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44327 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_mianascimento.pdf | 556,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.