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Tipo: Dissertação
Título: Situações didáticas olímpicas para o ensino de sequências numéricas: um contributo da engenharia didática
Título em inglês: Olympic didactic situations for teaching numerical sequences: a contribution of didactic engineering
Autor(es): Lima, Maria Luziana Oliveira
Orientador: Alves, Francisco Régis Vieira
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas;Engenharia didática;Teoria das situações didáticas;Sequências numéricas;Software Geogebra
Data do documento: Jul-2019
Citação: LIMA, Maria Luziana Oliveira. Situações didáticas olímpicas para o ensino de sequências numéricas: um contributo da engenharia didática. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: As Olimpíadas de Matemática visam melhorar a qualidade do ensino de Matemática e apresentam problemas que exigem do aluno muita criatividade, raciocínio lógico e capacidade de interpretação. Com a implantação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2005, a divulgação desse tipo de competição aumentou consideravelmente e, para incentivar os alunos, principalmente os que não gostam ou tem dificuldades em Matemática, a estudarem Problemas Olímpicos (PO), é importante que eles tenham acesso a esses problemas frequentemente através de situações que os motivem a desenvolverem as habilidades necessárias. O presente trabalho tem como objetivo geral elaborar e propor Situações Didáticas Olímpicas (SDO) do conteúdo Sequências Numéricas, no contexto da OBMEP, com o software Geogebra como recurso auxiliar para o professor e para o aluno. Analisando as dissertações disponíveis no repositório do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), identificamos que não há uma discussão aprofundada acerca de metodologias de ensino específicas para os PO. Também percebemos que há uma reduzida quantidade de pesquisas que utilizam SDO. Sendo assim, utilizamos como metodologia de pesquisa as duas primeiras fases da Engenharia Didática (ED), a saber, análises preliminares e análise a priori em complementaridade com a Teoria das Situações Didáticas (TSD) para elaborar dez SDO referentes ao conteúdo Sequências Numéricas utilizando as quatro fases da TSD, a saber, ação, formulação, validação e institucionalização e tendo como recurso tecnológico auxiliar o software Geogebra. As SDO são elaboradas previamente pelo professor, favorecendo a investigação e o desenvolvimento do pensamento intuitivo do estudante, de modo que o professor seja um mediador. Vislumbramos, com essa pesquisa, oferecer aos professores de Matemática do Ensino Médio uma alternativa de abordagem de PO em um ambiente onde se privilegie a participação ativa do educando na construção do seu conhecimento. As SDO elaboradas compõem um caderno de atividades, que constitui o produto educacional da pesquisa.
Abstract: The Mathematics Olympiads aim to improve the quality of mathematics teaching and present problems that require the student to have a lot of creativity, logical reasoning and interpretation skills. With the implementation of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP) in 2005, the dissemination of this kind of competition has increased considerably and, to encourage students, especially those who do not like or have difficulties in Mathematics, to study Olympic Problems, it is important that they often have access to these problems through situations that motivate them to develop the necessary skills. The present work has as general objective to structure and propose Olympic Didactic Situations (SDO) of the content Numerical Sequences, in the context of OBMEP, with Geogebra software as an auxiliary resource for the teacher and for the student. Analyzing the dissertations available in the repository of the Professional Master in Mathematics in National Network (PROFMAT) and in the Thesis and Dissertations Bank of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), we identified that there is no in-depth discussion about specific teaching methodologies for (POs). We also noticed that there is a small amount of research using SDO. Therefore, we used as a research methodology the first two phases of Didactic Engineering (ED), namely preliminary analyzes and a priori analysis in complementarity with the Theory of Educational Situations (TSD) to elaborate ten SDO referring to the content Number Sequences using the four stages of TSD, namely, action, formulation, validation and institutionalization and having as technological resource auxiliary Geogebra software. The SDOs are elaborated in advance by the teacher, favoring the investigation and development of intuitive thinking of the student, so that the teacher is a mediator. With this research, we aim to offer teachers of High School Mathematics an alternative approach to POs in an environment where the active participation of the student in the construction of his knowledge is privileged. The elaborated SDO compose a workbook, which is the educational product of the research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44173
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