Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44172
Type: | Dissertação |
Title: | Grupos interativos de aprendizagem como prática educativa para o ensino de conceitos físicos da cinemática |
Title in English: | Interactive learning groups as an educational practice for teaching physical concepts of kinematics |
Authors: | Silva, Ronaldo Nogueira |
Advisor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Keywords: | Física (Ensino médio);Cinemática;Grupos interativos;Aprendizagem dialógica |
Issue Date: | Jun-2019 |
Citation: | SILVA, Ronaldo Nogueira. Grupos interativos de aprendizagem como prática educativa para o ensino de conceitos físicos da cinemática. 2019. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A sociedade da informação, na qual estamos inseridos, tem uma dinâmica permanente de apropriação, consulta e compartilhamento de conhecimentos e saberes com uma interatividade bastante presente através de Tecnologias Digitais Comunicativas e Informações (TDCI) e convívio entre os mais diversos grupos ou redes sociais. O ensino de Física deve se apropriar de metodologias e práticas educativas que possibilitem fazer uso dessa realidade tão presente nos alunos atualmente, e que propiciem melhores resultados para atenuar as dificuldades no ensino de Física que ainda são presentes, tornando seus conteúdos difíceis para a assimilação por parte dos educandos. A presente pesquisa tem como tema: grupos interativos de aprendizagem como prática educativa para o ensino de conceitos físicos da cinemática, tendo como base teórica a aprendizagem dialógica. O objetivo principal desta pesquisa foi proporcionar, aos alunos, a compreensão de conceitos de Cinemática através dos princípios da prática docente Grupos Interativos. Como objetivo específico, promover o ensino de Física através do trabalho em grupo de alunos e colaboradores proporcionando resultados significativos na aprendizagem e na convivência entre alunos. A pesquisa realizada numa escola pública estadual da cidade de Cascavel – CE contou com a participação direta de 73 alunos das primeiras séries do Ensino Médio. Esse estudo é caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativo-quantitativa educacional, em que foram adotados os métodos dedutivo e indutivo, divididos em duas fases. A primeira fase, bibliográfica, fundamentou-se em alguns pressupostos teóricos, incluindo Lev Vygotsky, Paulo Freire, Jürgen Habermas (Aprendizagem Dialógica) e a pesquisa INCLUD-ED(2012) (Exemplos de Atuação Executiva de Êxito de inclusão); na segunda fase, realizou-se a pesquisa de campo, realizada na própria escola. Quanto ao desenvolvimento, realizou-se o estudo em duas etapas. Inicialmente ocorreram aulas expositivas e resolução de atividades propostas, num total de 6 horas/aula, divididas em três encontros; e num segundo momento, com sessões didáticas aplicando a prática educativa Grupo Interativo na Turma Experimental num total de 4 horas/aulas divididas em dois encontros, desenvolvidas na sala de aula. Tanto na primeira, quanto na segunda etapa, foram aplicadas avaliações diagnósticas que constaram de um questionário socioeconômico e um questionário fechado, a nível de pré-teste, no início e a nível de pós- teste ao final, utilizando 2 horas/aulas. Concluídas as etapas, os dados foram tabulados, analisados e representados para a consolidação da pesquisa e posterior elaboração do produto. Pudemos constatar ainda, através deste estudo, que a utilização dos Grupos Interativos, como estratégia de ensino nas atividades em sala de aula, pode contribuir para despertar o interesse e melhorar o desempenho dos alunos na aprendizagem da disciplina de Física, especificamente em cinemática e que os alunos podem vir a melhorar sua convivência no cotidiano escolar de forma a propiciar aceleração da aprendizagem para todos, além de valores e sentimentos como a amizade e a solidariedade. |
Abstract: | The information society, in which we are inserted, has a permanent community of consultation, consultation and sharing of knowledge and knowledge with an interaction in large part through Digital Communicative and Information Technologies (TDCI) and the coexistence between the various groups or social networks . The teaching of practical skills and educational practices that make it possible to carry out teaching tasks as of today is as effective as the current results. part of the students. The research has as its theme: interactive learning groups as an educational practice for teaching kinematics, based on dialogic learning. The main one was a perspective of students' learning, an understanding of concepts of kinematics through the principles of practice. As a specific objective, to promote the teaching of Physics through the work in group of students and to provide the best practices in the learning and the coexistence between students. The research was conducted in a state public school in the city of Cascavel - CE had a direct participation of 73 students of the previous series of High School. This study is characterized as a research of qualitative-educational approach, in which were adopted the deductive and inductive methods, divided into two phases. The first phase, bibliographical, based on some theoretical assumptions, including Lev Vygotsky, Paulo Freire, Jürgen Habermas (Dialogical Learning) and a research INCLUD-ED(2012); in the second phase, conducted a field research, held in the school itself. As for development, the study was constructed in two stages. First type of expository activities and proposals resolution, in a total of 6 hours / class, divided in three meetings; and in a second moment, with didactic didactics applying an educational practice Interactive Group in the Experimental Class in a total of 4 hours / classes divided in two meetings, generation in the classroom. The first, the first and the second grade were the diagnostic tests that consisted of a socioeconomic survey and a closed questionnaire, a pretest level, with no beginning and a posttest level at the end, using 2 hours / class. This study was tabulates, study and representations for the preparation of research and later. You can still use this study, but it is also interesting to use related topics such as interacting with classroom activities, helping to raise interest and improve student performance in the classroom. the students may come to increase their coexistence in the educational lecture of the propitiate acceleration of learning to some, beyond values and feelings to the friendship and solidarity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44172 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_rnsilva.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | View/Open | |
2019_pe_rnsilva.pdf | 2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.