Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44170
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Caso Clínico Virtual: uma revisão integrativa da literatura
Título en inglés: Virtual Clinical Case: a n Integrative Review of Literature
Autor : Santos, Waldeyde O. Magalhães dos
Nogueira, David Silva
Augusto, George Lucas
Silva, Trindade da
Nascimento, Desirée Emelly Gomes
Zacarias Filho, Rachid Pinto
Palabras clave : Relatos de Casos;Tecnologia Biomédica;Tecnologia da Informação
Fecha de publicación : ene-2019
Editorial : Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citación : SANTOS, Waldeyde O. Magalhães dos et al. Caso Clínico Virtual: uma revisão integrativa da literatura. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 35-51, jan./jul. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Objetivos : Esta pesquisa visa verificar o estado da arte sobre o uso de casos clínicos virtuais como recurso educacional na área da saúde. Métodos : Desta forma, realizaram - se buscas nas bases de dados da MEDLINE, LILACS e SciELO de artigos publicados entre janeiro de 2012 a setembro de 2018. Resultados : Foram encontrados 497 estudos, dos quais foram selecionados 31 artigos. Constatou - se que a s áreas que mais utilizam casos clínicos são Medicina, Enfermagem e Odontologia, sendo maior a área da Medicina (51,61%) e o continente norte - americano o que tem mais publicações sobre o uso de casos clínicos. Casos clínicos são importantes ferramentas com plementares de ensino - aprendizagem em saúde. Considerações finais : Constatou - se, nos artigos pesquisados, evidências que o uso de pacientes virtuais acarreta benefícios significativos para o ensino de saúde, e sua grande aplicabilidade na Enfermagem, Medic ina e Odontologia.
Abstract: Objectives: This research aims to ascertain the state of the art on the use of computer processes as didactic resources in the health area. Methods : In this way, we searched the MEDLINE, LILACS and SciELO databases for articles published between January 2012 and September 2018. Results: 497 studies were found, from which 31 were selected. It was found that the areas the most use clinical cases are Medicine, Nursing and Dentistry, with the largest area being Medicine (51.61%) and the North American continent with more information about the use of clinical cases. Clinical cases are important complementary tools of teaching - learning in health. Fin al considerations : It was verified, in the articles researched, which are the types of clinical - therapeutic use, most important for health teaching, and its great application in the areas of Nursing, Medicine and Dentistry.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44170
ISSN : 2525 - 9563
Aparece en las colecciones: NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_womsantos.pdf570,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.