Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Pedro-
dc.contributor.authorMenezes, Crediné Silva de-
dc.contributor.authorBrito, Jessica-
dc.contributor.authorCury, Davidson-
dc.date.accessioned2019-07-25T12:11:19Z-
dc.date.available2019-07-25T12:11:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Pedro; MENEZES, Crediné Silva de; BRITO, Jessica; CURY, Davidson. Uma experiência de mediação em ecossistemas de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 886-895.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44106-
dc.description.abstractWith the technological advances in several areas it is natural to expect an evolution also in the area of education. Considering the Piagetian theory on the aspects related to the construction of knowledge based on the interactions between the individual, the environment and other individuals, we present in this work a distributed mediation experience with a group of students of a postgraduate discipline. In this discipline interactions are managed by technology. With the experience, we have developed a pedagogical architecture to support the development of reflective thinking. We observe the realization of self-regulation of students’ learning through the critical analysis that takes place during the self-evaluation process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectPiaget, Gerald W.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma experiência de mediação em ecossistemas de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom os avanços tecnológicos em diversas áreas e natural que se espere uma evolução também na área de educação. Considerando a teoria Piagetiana sobre os aspectos relacionados à construção de conhecimento baseado ˜ nas interações entre o indivíduos, o meio e outros indivíduos, apresentamos neste trabalho uma experiência de mediação distribuída realizada com um grupo de alunos de uma disciplina de pós-graduação. Nessa disciplina as interações são geridas pela tecnologia. Com a experiência desenvolvemos uma arquitetura pedagógica para apoiar o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Observamos a concretização da auto-regulação da aprendizagem dos estudantes por meio da analise crítica que acontece durante o processo de auto-avaliação realizado.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_psilveira.pdf292,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.