Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44099
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Desenvolvimento de aplicativos moveis por meninas: uma abordagem participativa
Autor : Bonfim, Cristiane Jorge de Lima
Martins, Alane Beatriz da Nobrega
Mombach, Jaline Gonçalves
Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
Palabras clave : Tecnologia;Tecnologia e Educação;Processo de Ensino-Aprendizagem
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : BONFIM, Cristiane Jorge de Lima; MARTINS, Alane Beatriz da Nobrega; MOMBACH, Jaline Gonçalves; SOUSA, Janara Kalline Leal Lopes de. Desenvolvimento de aplicativos moveis por meninas: uma abordagem participativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 808-817.
Resumen en portugués brasileño: O incentivo de meninas a tecnologia tem sido tema de diversos estudos. Uma forma de possibilitar que elas interajam mais efetivamente com a área e por meio do Design Participativo. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de ensino de programação de aplicativos móveis para meninas, usando atividades de Design Participativo para empoderamento e inclusão digital. A metodologia envolve momentos de planejamento, design de telas, programação e documentação buscando aproximar-se do ambiente real de desenvolvimento. Após os encontros, as meninas responderam a um questionário, e as respostas nos permitem observar que a maioria das participantes indica um aumento no interesse pela tecnologia após a experiência.
Abstract: The incentive of girls to technology has been the subject of several studies. One way to enable them to interact more effectively with the area is through Participatory Design. Thus, this article aims to present a teaching experience of programming mobile applications for girls, using activities of Participatory Design for empowerment and digital inclusion. The methodology involves moments of planning, interface design, programming, and documentation, seeking to approach the real environment of development. After the meetings, the girls answered a questionnaire, and the answers allow us to observe that the majority of participants indicate an increase in interest in technology after the experience.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44099
ISSN : 2316 8889
Aparece en las colecciones: FACED - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_cjlbonfim.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.