Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bonfim, Cristiane Jorge de Lima | - |
dc.contributor.author | Martins, Alane Beatriz da Nobrega | - |
dc.contributor.author | Mombach, Jaline Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T11:45:50Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T11:45:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BONFIM, Cristiane Jorge de Lima; MARTINS, Alane Beatriz da Nobrega; MOMBACH, Jaline Gonçalves; SOUSA, Janara Kalline Leal Lopes de. Desenvolvimento de aplicativos moveis por meninas: uma abordagem participativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 808-817. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44099 | - |
dc.description.abstract | The incentive of girls to technology has been the subject of several studies. One way to enable them to interact more effectively with the area is through Participatory Design. Thus, this article aims to present a teaching experience of programming mobile applications for girls, using activities of Participatory Design for empowerment and digital inclusion. The methodology involves moments of planning, interface design, programming, and documentation, seeking to approach the real environment of development. After the meetings, the girls answered a questionnaire, and the answers allow us to observe that the majority of participants indicate an increase in interest in technology after the experience. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e Educação | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de aplicativos moveis por meninas: uma abordagem participativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O incentivo de meninas a tecnologia tem sido tema de diversos estudos. Uma forma de possibilitar que elas interajam mais efetivamente com a área e por meio do Design Participativo. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de ensino de programação de aplicativos móveis para meninas, usando atividades de Design Participativo para empoderamento e inclusão digital. A metodologia envolve momentos de planejamento, design de telas, programação e documentação buscando aproximar-se do ambiente real de desenvolvimento. Após os encontros, as meninas responderam a um questionário, e as respostas nos permitem observar que a maioria das participantes indica um aumento no interesse pela tecnologia após a experiência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_cjlbonfim.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.