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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Mensurando o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test
Autor : Ribeiro, Rafael Pereira
Souza, Alexandra
Barcelos, Thiago
Silva, Leandro Augusto
Palabras clave : Ferramenta Dr. Scratch;Ferramenta Dr. Scratch- jogos digitais;Ferramenta Dr. Scratch -CT-Test
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Edições UFC
Citación : RIBEIRO, Rafael Pereira; SOUZA, Alexandra; BARCELOS, Thiago; SILVA, Leandro Augusto. Mensurando o desenvilvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 609-618.
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo realizamos uma análise visual e exploratória dos dados gerados pela ferramenta Dr. Scratch a partir de códigos produzidos por alunos em oficinas de produção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Nossas descobertas apontam uma fraca relação linear entre a rubrica do Dr. Scratch e a complexidade ciclomática, visto que códigos com complexidade ciclomática baixa foram desenvolvidos por alunos que obtiveram melhor pontuação no CT-Test, o que pode indicar que o uso dos recursos mais avançados do ambiente Scratch pode estar relacionado com o progresso do aluno na aquisição de competências do Pensamento Computacional.
Abstract: In this paper we perform a visual and exploratory analysis on the data generated by the Dr. Scratch tool from codes produced by students in digital game workshops using Scratch environment. Our findings point to a weak linear relationship between Dr. Scratch’s rubric and cyclomatic complexity, since codes with low cyclomatic complexity were developed by students who had better scores in the CT-Test. This may indicate that the use of more advanced Scratch features could be related to the advance of the student's acquisition of Computational Thinking skills.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44079
ISSN : 2316 8889
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