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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Rafael Pereira-
dc.contributor.authorSouza, Alexandra-
dc.contributor.authorBarcelos, Thiago-
dc.contributor.authorSilva, Leandro Augusto-
dc.date.accessioned2019-07-25T10:26:22Z-
dc.date.available2019-07-25T10:26:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rafael Pereira; SOUZA, Alexandra; BARCELOS, Thiago; SILVA, Leandro Augusto. Mensurando o desenvilvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 609-618.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44079-
dc.description.abstractIn this paper we perform a visual and exploratory analysis on the data generated by the Dr. Scratch tool from codes produced by students in digital game workshops using Scratch environment. Our findings point to a weak linear relationship between Dr. Scratch’s rubric and cyclomatic complexity, since codes with low cyclomatic complexity were developed by students who had better scores in the CT-Test. This may indicate that the use of more advanced Scratch features could be related to the advance of the student's acquisition of Computational Thinking skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectFerramenta Dr. Scratchpt_BR
dc.subjectFerramenta Dr. Scratch- jogos digitaispt_BR
dc.subjectFerramenta Dr. Scratch -CT-Testpt_BR
dc.titleMensurando o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Testpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo realizamos uma análise visual e exploratória dos dados gerados pela ferramenta Dr. Scratch a partir de códigos produzidos por alunos em oficinas de produção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Nossas descobertas apontam uma fraca relação linear entre a rubrica do Dr. Scratch e a complexidade ciclomática, visto que códigos com complexidade ciclomática baixa foram desenvolvidos por alunos que obtiveram melhor pontuação no CT-Test, o que pode indicar que o uso dos recursos mais avançados do ambiente Scratch pode estar relacionado com o progresso do aluno na aquisição de competências do Pensamento Computacional.pt_BR
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