Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44077
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Investigando o feedback dos alunos sobre aspectos qualitativos do código: um estudo de caso
Autor : Andrade, José Raul Brito
Palabras clave : Disciplina de introdução à programação;Feedback docente-qualitdade da informação;Informação - complexidade dos programas.
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : ANDRADE, José Raul Brito. Investigando o feedback dos alunos sobre aspectos qualitativos do código: um estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 599-608.
Resumen en portugués brasileño: A disciplina de introdução à programação normalmente envolve uma grande quantidade de atividades, o que torna custoso para os professores fornecerem feedback manual. Assim sendo, investigamos se, ao incluir os alunos como revisores, poderíamos fornecer feedback útil. Para isso, selecionamos uma lista de atividades e seus respectivos códigos-fonte (formulados por alunos em semestres anteriores) para que especialistas e alunos de dois cursos dessem dicas de como melhorar qualitativamente os códigos. Verificamos que a maioria dos alunos elaboram dicas úteis, identificam problemas de qualidade semelhante aos especialistas e que eles são particularmente hábeis em identificar e elaborar dicas sobre problemas de complexidade dos programas.
Abstract: Introductory programming courses typically involve a large number of assignments, which makes it difficult for the teachers to provide manual feedback. Therefore, we investigated if by including students as reviewers we could provide useful feedback. For this, we selected a survey with assignments and their respective source codes (formulated by students in previous turns) so that specialists and students of two courses gave hints to improve the source-codes qualitatively. We found that most students elaborated useful hints, identify code quality issues similar to specialists and that students are particularly able at finding and giving hints related to the programs’ complexity.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44077
ISSN : 2316 8889
Aparece en las colecciones: FACED - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_randrade.pdf185,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.