Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, José Raul Brito-
dc.date.accessioned2019-07-25T10:18:15Z-
dc.date.available2019-07-25T10:18:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationANDRADE, José Raul Brito. Investigando o feedback dos alunos sobre aspectos qualitativos do código: um estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 599-608.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44077-
dc.description.abstractIntroductory programming courses typically involve a large number of assignments, which makes it difficult for the teachers to provide manual feedback. Therefore, we investigated if by including students as reviewers we could provide useful feedback. For this, we selected a survey with assignments and their respective source codes (formulated by students in previous turns) so that specialists and students of two courses gave hints to improve the source-codes qualitatively. We found that most students elaborated useful hints, identify code quality issues similar to specialists and that students are particularly able at finding and giving hints related to the programs’ complexity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectDisciplina de introdução à programaçãopt_BR
dc.subjectFeedback docente-qualitdade da informaçãopt_BR
dc.subjectInformação - complexidade dos programas.pt_BR
dc.titleInvestigando o feedback dos alunos sobre aspectos qualitativos do código: um estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA disciplina de introdução à programação normalmente envolve uma grande quantidade de atividades, o que torna custoso para os professores fornecerem feedback manual. Assim sendo, investigamos se, ao incluir os alunos como revisores, poderíamos fornecer feedback útil. Para isso, selecionamos uma lista de atividades e seus respectivos códigos-fonte (formulados por alunos em semestres anteriores) para que especialistas e alunos de dois cursos dessem dicas de como melhorar qualitativamente os códigos. Verificamos que a maioria dos alunos elaboram dicas úteis, identificam problemas de qualidade semelhante aos especialistas e que eles são particularmente hábeis em identificar e elaborar dicas sobre problemas de complexidade dos programas.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_randrade.pdf185,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.