Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016)
Autor : Lanza, Fábio
Silva, Ileizi Luciana Fiorelli
Patrocinio, Luis Gustavo
Palabras clave : Religião;Adesão religiosa;Jovens brasileiros;Ensino médio público
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista de Ciências Sociais
Citación : LANZA, Fabio; SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; PATROCINIO, Luis Gustavo. Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p.147-175, jul./out. 2019.
Resumen en portugués brasileño: As organizações religiosas brasileiras ocupam lócus de influência institucional e formativa dos jovens sendo, em muitas cidades e no campo, a única ou a principal opção cultural disponível para essa faixa etária de pessoas com idade entre 10 e 24 anos. Dessa forma, as instituições religiosas continuam sendo importantes espaços de definições das identidades juvenis e, por vezes, seu mais importante arrimo ético. Consideramos, então, que é relevante construir modos de compreensão das ações juvenis e suas relações com as religiões. Neste artigo, apresentamos uma forma de apreensão da realidade utilizando método e técnicas quantitativas com o duplo propósito: ao mesmo tempo em que a expõe, propor um modelo de análise quantitativa para dados religiosos e educacionais, que permitem refletir sobre inferências de alcance local e nacional. Os desafios de pesquisas quantitativas no âmbito religioso são grandes diante dos limites próprios a essas metodologias. Consideramos mais apropriado para os métodos quantitativos operar com o conceito de religião por se referir às relações institucionalizadas. Declinamos de mobilizar o conceito de religiosidades por ter um caráter mais “fluido”, mais flexível e que ofereceria mais limites para ser captado em termos quantitativos. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063
ISSN : 2318-4620 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_flanzaifsilva.pdf337,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.