Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLanza, Fábio-
dc.contributor.authorSilva, Ileizi Luciana Fiorelli-
dc.contributor.authorPatrocinio, Luis Gustavo-
dc.date.accessioned2019-07-24T21:04:08Z-
dc.date.available2019-07-24T21:04:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLANZA, Fabio; SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; PATROCINIO, Luis Gustavo. Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p.147-175, jul./out. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectAdesão religiosapt_BR
dc.subjectJovens brasileirospt_BR
dc.subjectEnsino médio públicopt_BR
dc.titleJovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs organizações religiosas brasileiras ocupam lócus de influência institucional e formativa dos jovens sendo, em muitas cidades e no campo, a única ou a principal opção cultural disponível para essa faixa etária de pessoas com idade entre 10 e 24 anos. Dessa forma, as instituições religiosas continuam sendo importantes espaços de definições das identidades juvenis e, por vezes, seu mais importante arrimo ético. Consideramos, então, que é relevante construir modos de compreensão das ações juvenis e suas relações com as religiões. Neste artigo, apresentamos uma forma de apreensão da realidade utilizando método e técnicas quantitativas com o duplo propósito: ao mesmo tempo em que a expõe, propor um modelo de análise quantitativa para dados religiosos e educacionais, que permitem refletir sobre inferências de alcance local e nacional. Os desafios de pesquisas quantitativas no âmbito religioso são grandes diante dos limites próprios a essas metodologias. Consideramos mais apropriado para os métodos quantitativos operar com o conceito de religião por se referir às relações institucionalizadas. Declinamos de mobilizar o conceito de religiosidades por ter um caráter mais “fluido”, mais flexível e que ofereceria mais limites para ser captado em termos quantitativos. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_flanzaifsilva.pdf337,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.