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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lanza, Fábio | - |
dc.contributor.author | Silva, Ileizi Luciana Fiorelli | - |
dc.contributor.author | Patrocinio, Luis Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T21:04:08Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24T21:04:08Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LANZA, Fabio; SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; PATROCINIO, Luis Gustavo. Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p.147-175, jul./out. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-4620 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Adesão religiosa | pt_BR |
dc.subject | Jovens brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio público | pt_BR |
dc.title | Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As organizações religiosas brasileiras ocupam lócus de influência institucional e formativa dos jovens sendo, em muitas cidades e no campo, a única ou a principal opção cultural disponível para essa faixa etária de pessoas com idade entre 10 e 24 anos. Dessa forma, as instituições religiosas continuam sendo importantes espaços de definições das identidades juvenis e, por vezes, seu mais importante arrimo ético. Consideramos, então, que é relevante construir modos de compreensão das ações juvenis e suas relações com as religiões. Neste artigo, apresentamos uma forma de apreensão da realidade utilizando método e técnicas quantitativas com o duplo propósito: ao mesmo tempo em que a expõe, propor um modelo de análise quantitativa para dados religiosos e educacionais, que permitem refletir sobre inferências de alcance local e nacional. Os desafios de pesquisas quantitativas no âmbito religioso são grandes diante dos limites próprios a essas metodologias. Consideramos mais apropriado para os métodos quantitativos operar com o conceito de religião por se referir às relações institucionalizadas. Declinamos de mobilizar o conceito de religiosidades por ter um caráter mais “fluido”, mais flexível e que ofereceria mais limites para ser captado em termos quantitativos. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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