Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44055
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Ensaio teórico sobre o design instrucional contextualizado e as estratégias didáticas na elaboração de material didático para EAD online |
Autor : | Moreira, Marília Maia Araújo, Ana Cláudia Uchôa Torres, Antonia Lis de Maria Martins Joye, Cassandra Ribeiro Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Fedathi, Sequência;Taxonomia dos Objetivos Educacionais;Material Didático;Educação a Distância |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Em Rede Revista de Educação a Distância |
Citación : | MOREIRA, Marília Maia; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; JOYE, Cassandra Ribeiro; BORGES NETO, Hermínio. Ensaio teórico sobre o design instrucional contextualizado e as estratégias didáticas na elaboração de material didático para EAD online. Em Rede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 41-52, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Mostrar as principais confluências entre os conceitos: o Design Instrucional Contextualizado (DIC), uma metodologia de produção; a Taxonomia de Bloom (TB), uma taxonomia de objetivos educacionais de ensino/aprendizagem; a Sequência Fedathi (SF), uma metodologia de ensino, para servirem de base na produção/elaboração de material didático para Educação a Distância (EaD) online. Como problema principal desse ensaio teórico, tem-se: Qual é a relação entre os conceitos de DIC e as estratégias didáticas (SF e TB) na produção/elaboração de material didático? Uma das conclusões apontou que há confluências entre esses conceitos, por haver nas etapas do DIC a possibilidade da ocorrência da seleção de estratégias didáticas (TB e SF) para a produção/elaboração de material didático para EaD. |
Abstract: | Show the main confluences between the concepts: the Contextualized Instructional Design (CID), a production methodology; Bloom's Taxonomy (BT), a taxonomy for learning/teaching educational objectives; the Fedathi Sequence (FS), a teaching methodology, to serve as the basis for the production/elaboration of didactic material for blended learning program was the objective pursued in this theoretical essay. The main problem of this theoretical essay is: What is the relationship between the concepts of DIC and didactic strategies (FS and BT) in the production / elaboration of didactic material? One of the conclusions pointed out that there are confluences between these concepts, because in the stages of the DIC the possibility of the selection of didactic strategies (FS and BT) for the production/elaboration of didactic material for blended learning program is possible. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44055 |
ISSN : | 2359-6082 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mmmoreira.pdf | 773,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.